Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA conclui primeira etapa do projeto piloto de fortalecimento das ALCs em Porto Velho

Notícias

SUFRAMA conclui primeira etapa do projeto piloto de fortalecimento das ALCs em Porto Velho

Participaram do seminário o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa; os representantes dos grupos-tarefa dos Estados do Acre, Leonardo Ferreira; de Roraima, Derval Furtado; do Amazonas, Isaac Pereira Júnior; e ainda de entidades dos setores comercial e empresarial, bem como de instituições de ensino e pesquisa.
por Diego Queiroz publicado: 05/08/2009 00h00 última modificação: 08/06/2016 17h56

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou ontem, 4, em Porto Velho (RO), o workshop conclusivo da primeira etapa do projeto piloto de fortalecimento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) dos Estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e do Amapá. O workshop foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e teve o objetivo de apresentar as propostas de investimentos elaboradas pelos grupos-tarefa de cada Estado da área de atuação da autarquia, com vistas ao desenvolvimento regional a partir dos benefícios gerados pela ALCs.

Participaram do seminário o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa; os representantes dos grupos-tarefa dos Estados do Acre, Leonardo Ferreira; de Roraima, Derval Furtado; do Amazonas, Isaac Pereira Júnior; e ainda de entidades dos setores comercial e empresarial, bem como de instituições de ensino e pesquisa.

Na ocasião, os membros dos grupos-tarefa presentes ao evento explicaram as principais propostas que foram levantadas até o momento, com o objetivo de potencializar as Áreas de Livre Comércio, tendo como foco projetos voltados às áreas de infraestrutura econômica, produção, logística, fomento ao empreendedorismo, Pesquisa & Desenvolvimento e formação de capital intelectual. Assim como ocorreu nos demais Estados, o seminário contou com expressiva representatividade, o que se refletiu na pluralidade de propostas apresentadas pela FIERO, Governo do Estado, Prefeitura de Guajará-Mirim e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O documento final com as propostas de Rondônia deve ser consolidado ao longo dessa semana e encaminhado à SUFRAMA na segunda-feira, 10. Na próxima semana, os grupos-tarefa do Amazonas e Amapá também deverão entregar os seus planos de ação. Os Estados do Acre e Roraima concluíram os seus trabalhos e já encaminharam à SUFRAMA o documento consolidado com os seus planos de desenvolvimento voltados à potencialização das Áreas de Livre Comércio.

Segundo o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa, os projetos apresentados pelos Estados estão em sintonia com as políticas de investimentos da autarquia no que tange à interiorização do desenvolvimento e ao fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus. Ele destacou que o projeto piloto de fortalecimento das ALCs entra agora em uma segunda fase, após a etapa inicial de articulação e integração entre os Estados. “A SUFRAMA formará um novo grupo-tarefa, desta vez reunindo em um único ambiente as lideranças de cada Estado, e irá atuar em sinergia com o mesmo a fim de consolidar as propostas e projetos apresentados e transformá-los em um plano integrado e sistêmico de desenvolvimento regional”, afirmou Pessoa. “Nossa intenção é que até em setembro este plano esteja fechado e pronto para ser apresentado formalmente ao Governo Federal”, complementou.