Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA cumpre extensa agenda de trabalho em Guajará-Mirim

Notícias

SUFRAMA cumpre extensa agenda de trabalho em Guajará-Mirim

Comitiva liderada pelo superintendente Appio Tolentino participa de encontros com a classe empresarial e política do município a fim de discutir propostas conjuntas de trabalho
por Márcio Gallo publicado: 30/08/2017 18h28 última modificação: 30/08/2017 18h28

Nesta quarta-feira (30), terceiro dia de atividades em Rondônia, a comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), liderada pelo superintendente Appio Tolentino, cumpriu extensa agenda em Guajará-Mirim. O primeiro compromisso foi um encontro com empresários na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim (Acisgm). Na ocasião, estavam presentes o presidente da Associação, Delny Cavalcante, o diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder), Pedro Teixeira, e o vice-cônsul do Brasil em Guayaramerin (Bolívia), Hélio Cantuária, além de empresários de Guajará-Mirim e equipe técnica da SUFRAMA.

Durante o evento, o superintendente da SUFRAMA defendeu que a autarquia deve buscar desempenhar ações descentralizadas que contribuam para o desenvolvimento de todos os Estados e municípios de sua área de abrangência. “A SUFRAMA esteve, por muito tempo, focada apenas no Polo Industrial de Manaus (PIM), o que fez o parque industrial se desenvolver e crescer em geração de empregos, produtividade e competitividade. No entanto, temos que trabalhar com os diversos setores que integram o rol de atividades da Superintendência. Somos uma autarquia de desenvolvimento regional que engloba toda a Amazônia Ocidental. É com essa intenção que estamos realizando visitas itinerantes como essa, pois precisamos identificar as necessidades dos municípios de nossa área de abrangência”, afirmou. “A comitiva da autarquia veio até aqui para aprender com quem está instalado no município e conhece as especificidades da região. Queremos integrar diversos órgãos para criarmos um cluster de desenvolvimento público. Assim poderemos aumentar a competitividade do município”, complementou.

O diretor executivo da Suder/RO, Pedro Teixeira, disse que uma instituição como a SUFRAMA precisa ter recursos à disposição para que possa promover a diminuição das desigualdades verificadas na região. “Contamos com o apoio da SUFRAMA para trabalharmos em conjunto em prol das empresas de Guajará-Mirim e de todo o Estado”, afirmou Teixeira.  

Delny Calvancante, presidente da Acisgm, agradeceu a atenção dada pela SUFRAMA ao município com a visita de uma comitiva que contou com a presença do dirigente máximo da autarquia e sugeriu uma reunião com todas as associações comerciais de municípios da área de abrangência da Superintendência a fim de discutir assuntos importantes para a expansão dos investimentos nos municípios.

Apoio da Prefeitura

O segundo compromisso do dia foi na sede da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, onde a comitiva da SUFRAMA foi recepcionada pelo vice-prefeito Davino Serrath e pela equipe técnica do executivo municipal. A reunião tratou sobre temas que podem beneficiar a população local, como o incremento da atividade industrial que permita a geração de emprego e renda, bem como a capacitação de mão de obra local.

Davino Serrath pontuou que “a visita do titular da SUFRAMA mostra o comprometimento da autarquia em realizar um trabalho sério na nossa cidade. É um incentivo à região essa disponibilidade dos técnicos de exporem as ações da SUFRAMA em Guajará-Mirim. Precisamos dar mais apoio aos produtores locais, bem como dar um tratamento satisfatório aos empresários. Uma agenda forte pode levantar o nosso município”.

O superintendente Appio Tolentino destacou que a autarquia se faz presente em Guajará-Mirim para esclarecer sobre os incentivos ofertados à região e fomentar a atividade industrial, comercial e de serviços no município. “Assim poderemos incrementar a economia local”, reforçou Tolentino.

Demanda de vereadores

A equipe da SUFRAMA ainda se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, Sérgio Bauez, e os parlamentares da Casa para deixar claro que a vista ao município não é simplesmente uma mera formalidade. “Viemos para estimular as empresas locais a apresentar projetos à SUFRAMA no âmbito da Zona Franca Verde (ZFV). Muitas vezes, embora tenham direito a usufruir desses incentivos, empresários não formalizam o pleito por falta de informações e nossa equipe está aqui para levar essa informação”, afirmou Tolentino.

Ao longo da conversa, foram destacados os programas “SUFRAMA Itinerante” e “SUFRAMA nos Municípios”, como forma de demonstrar que a autarquia vem planejando executar, em curto prazo, visitas técnicas em toda sua área de abrangência para espraiar o conhecimento acerca desses incentivos. “Estamos confiantes com a iniciativa da autarquia em impulsionar suas ações na região”, disse o vereador Sérgio Bauez.

registrado em: , , ,