Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA discute aproximação comercial com província argentina da Terra do Fogo

Notícias

SUFRAMA discute aproximação comercial com província argentina da Terra do Fogo

A reunião ocorreu em Manaus, como uma das atividades paralelas da programação da 4ª edição da Feira Internacional da Amazônia, que termina amanhã (13).
publicado: 15/09/2008 00h00 última modificação: 19/07/2016 11h13

A superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, propôs a criação de um grupo de trabalho para fomentar relações comerciais com a Área Aduaneira Especial da Terra do Fogo, província localizada na Argentina.  A proposta foi feita durante reunião com a governadora da Terra do Fogo, Fabiana Rios, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, e demais empresários do segmento eletroeletrônico daquela região. A reunião ocorreu em Manaus, como uma das atividades paralelas da programação da 4ª edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), que termina amanhã (13).

A Argentina é, atualmente, o país com maior volume de exportações das mercadorias produzidas no Pólo Industrial de Manaus (PIM). De janeiro a julho de 2008, o Amazonas exportou US$ 261,5 milhões para o mercado argentino. O principal objetivo do encontro, solicitado pela Associação de Fábricas Argentinas de Produtos de Eletrônica (Afarte), foi discutir futuras parcerias que possam ser efetivadas entre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e a região da Terra do Fogo, cujo modelo de incentivos fiscais se assemelha ao modelo de desenvolvimento regional administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

A superintendente Flávia Grosso afirmou que a SUFRAMA está sempre aberta a compartilhar experiências exitosas de desenvolvimento e está disponível para ajudar no que for necessário.  "Somos parceiros que estamos aqui para ajudar. Podemos analisar as mercadorias que o nosso pólo importa e ver o que pode ser oferecido pela região, atuando com inteligência comercial", afirmou.  Ela sugeriu a criação de uma equipe de trabalho para dar prosseguimento às negociações, idéia prontamente aceita pela governadora Fabiana Rios.  "Existem condições muito interessantes dentro da Zona Franca para fortalecer as relações comerciais e ampliar o nosso mercado", destacou Rios.

 Além de aproveitar a FIAM 2008 para discutir relações comerciais com a SUFRAMA, a delegação da Argentina deve também visitar, nos próximos dias, empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para conhecer os processos produtivos e as tecnologias utilizadas nas fábricas do parque industrial.