Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA discute fortalecimento das ações de cooperação técnica com a Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa

Notícias

SUFRAMA discute fortalecimento das ações de cooperação técnica com a Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa

A reunião foi uma das atividades realizadas dentro da programação da missão institucional da CCIG pela Região Norte do Brasil.
por Diego Queiroz publicado: 01/06/2011 00h00 última modificação: 12/04/2016 16h10

Técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e representantes da Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa (CCIG) reuniram-se na manhã dessa terça-feira (31), na Sala das Adjuntas da sede da autarquia, em Manaus, com o objetivo de discutir a implementação de ações de cooperação técnica e econômica previstas no memorando de entendimento assinado entre as partes, no dia 30 de junho do ano passado, em Cayenne.

A reunião foi uma das atividades realizadas dentro da programação da missão institucional da CCIG pela Região Norte do Brasil. A missão, iniciada no último dia 26 de maio, tem previstas também passagens pelas cidades de Macapá (AP) e Belém (PA).

A SUFRAMA esteve representada no encontro por técnicos da Coordenação-Geral de Promoção Comercial (COGPC) e da Coordenação-Geral de Comércio Exterior (COGEX). Também esteve presente a assessora do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte (Erenor), Anita Acuña.

Segundo o coordenador-geral de Promoção Comercial da autarquia, Jorge Vasques, a reunião foi importante porque, além do estreitamento de contato entre as instituições, foram estabelecidos os próximos passos a serem realizados no âmbito do memorando de entendimento e do plano de trabalho em conjunto. O memorando tem como focos principais compartilhar a experiência da SUFRAMA na administração do Modelo Zona Franca de Manaus a fim de contribuir para a implementação da Zona Franca de Exportação de Cayenne e também a identificação de oportunidades de negócios e de intercâmbio comercial entre empresas da área de atuação da SUFRAMA e da Guiana Francesa.

“A SUFRAMA mostrou que tem todo o interesse em colocar em prática o memorando de entendimento assinado, sobretudo levando-se em consideração o desenvolvimento da Área de Livre Comércio de Macapá/Santana, que faz fronteira com a Guiana Francesa”, afirmou Vasques. “Intensificaremos os contatos nas próximas semanas com os representantes da CCIG e pretendemos também levar assuntos debatidos na reunião de ontem, dentre os quais logística e integração regional, para serem discutidos no âmbito da Comissão Transfronteiriça Brasil - Guiana Francesa. Com o apoio dos organismos de relações exteriores de ambos os países, conseguiremos fortalecer a cooperação entre as partes”, afirmou Vasques.

Ao final da reunião, a delegação da Guiana Francesa foi convidada para participar da sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (VI FIAM). O evento, reconhecido como a maior vitrine de produtos e oportunidades de negócios da Amazônia Brasileira, será realizado no período de 26 a 29 de outubro de 2011, em Manaus.