Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA discute relações comerciais com El Salvador

Notícias

SUFRAMA discute relações comerciais com El Salvador

Superintendente Appio Tolentino recebeu visita da embaixadora da República de El Salvador, Diana Venegas, e do diretor do escritório de Investimento e Turismo de El Salvador em São Paulo, Vladimiro Novoa, a fim de prospectar parcerias
por Layana Rios publicado: 20/09/2017 12h11 última modificação: 20/09/2017 12h13

O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, acompanhado do coordenador geral de Comércio Exterior, Ivan Zambrano, da coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Souza, e da chefe de gabinete, Auxiliadora Melo, recebeu nessa segunda-feira (18), na sala de reuniões do gabinete da autarquia, a embaixadora da República de El Salvador, Diana Venegas, e o diretor do escritório de Investimento e Turismo da República de El Salvador em São Paulo, Vladimiro Novoa, que aproveitaram missão empresarial na capital amazonense para conhecer mais sobre o modelo Zona Franca de Manaus e estreitar relações comerciais.

De acordo com a embaixadora, o país salvadorenho, que também possui um sistema de Zonas Francas, procura parcerias comerciais que poderiam ser trabalhadas junto ao Polo Industrial de Manaus (PIM), com foco, sobretudo, na linha branca, motocicletas, celulares, medicamentos e decodificadores para televisão – uma vez que o país passa pela transição para a TV digital neste ano.

Tolentino deu boas vindas à comitiva estrangeira e informou que uma maior interação com países da América Latina e também com outros países de interesse do modelo Zona Franca de Manaus está no centro do planejamento da SUFRAMA. “Esta é uma ótima oportunidade de começarmos a ampliar nossas tratativas com El Salvador no sentido de fortalecer as relações comerciais", afirmou.

A coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Souza, realizou uma apresentação sobre os incentivos fiscais e as vantagens de investimentos na Zona Franca de Manaus, enfatizando, ainda, a distribuição logística e as possibilidades de integração por meio do Pacífico. "Estamos mais perto do Pacífico do que de São Paulo. Temos uma rota ainda incipiente por lá, mas já temos recebido cargas por meio do Peru, o que é uma oportunidade logística para a Zona Franca de Manaus", explicou.

Projetos de desenvolvimento

Durante a audiência, também foram abordados os desafios da SUFRAMA para a retomada do crescimento por meio de quatro grandes projetos para o desenvolvimento econômico, que são: “SUFRAMA nos Municípios”, cujo objetivo é dar capilaridade no conjunto de incentivos da autarquia a todos os municípios do interior da Amazônia Ocidental e Amapá; “SUFRAMA Itinerante”, com o objetivo de prospectar empresas e apresentar projetos técnico-econômicos em toda a área de abrangência da autarquia; “Plano diretor Agroindustrial”, visando à construção de um plano de direcionamento das cadeias produtivas com potencial de mercado; e “Promoção Comercial”, nos âmbitos regional, nacional e internacional.

O coordenador geral de Comércio Exterior, Ivan Zambrano, informou, ainda, que a SUFRAMA é afiliada à Associação de Zona Francas das Américas (AZFA) e que está trabalhando em uma missão de interesse comercial ao Peru, no mês de outubro, e também na participação do seminário Manta-Manaus, que buscará discutir a integração logística pelo Pacífico.

O superintendente solicitou que a equipe técnica da SUFRAMA atue diretamente com a equipe da embaixada no sentido de promover uma missão a El Salvador, com previsão para o primeiro trimestre de 2018, para prospecção de empresas e de relações comerciais que possam ser iniciadas entre os dois países. A embaixadora agradeceu as informações repassadas e se colocou à disposição para dar início às discussões visando à organização da missão.

registrado em: , , ,