Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA divulga modelo ZFM no Peru

Notícias

SUFRAMA divulga modelo ZFM no Peru

Iniciativa teve por objetivo difundir o modelo Zona Franca de Manaus e as oportunidades de negócios que o parque industrial local dispõe.
publicado: 03/06/2009 00h00 última modificação: 22/06/2016 17h29

Difundir o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e as oportunidades de negócios que o parque industrial local dispõe é o objetivo da palestra a ser proferida pelo superintendente adjunto de Projetos, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Oldemar Ianck, durante o Fórum Internacional de Estradas Interoceânicas - gerando desenvolvimento para o Peru e o Brasil. O evento acontece nesta quinta-feira (04), em Lima (Peru).

A organização do fórum está a cargo do Centro de Exportação, Transformação, Indústria, Comercialização e Serviços (CETICOS ILO), órgão vinculado ao governo peruano. O convite para participar do evento partiu do próprio órgão governamental e pode ser apontado como uma demonstração dos efeitos positivos das ações de inserção internacional do modelo ZFM, que vêm sendo intensificadas nos últimos anos.

Durante a palestra serão abordados aspectos como a trajetória histórica da Zona Franca de Manaus, a política de incentivos fiscais, bem como dados de faturamento, exportações e mão-de-obra. Também serão elencados alguns produtos fabricados por empresas instaladas no Pólo Industrial de Manaus (PIM), com destaque para receptores de sinal de TV Digital, devido à adoção recentemente do padrão nipo-brasileiro de TV Digital pelo Peru. “Precisamos aproveitar o potencial comercial entre os dois países, demonstrar as oportunidades de negócios do modelo Zona Franca de Manaus e promover maior intercâmbio com o mercado peruano”, comenta o superintendente adjunto de Projetos.

Vale destacar que já existem fabricantes locais empenhados na corrida pela conquista do mercado peruano de TV Digital, como é o caso da empresa taiwanesa Proview que, recentemente, divulgou estar em fase de negociação para firmar acordo, por meio de joint venture, para montagem de set-top boxes no país vizinho.

Oldemar Ianck ressalta ainda a importância da rodovia Transoceânica, que ligará o sul do Peru ao Norte e Centro-Oeste do País e cujas obras estão em fase de conclusão. A rodovia possibilitará o acesso brasileiro aos portos de Ilo, Matarani e San Ruan, banhados pelo Oceano Pacífico, o que deverá contribuir para o aumento das transações comerciais do Brasil com os países asiáticos.

Em 2008, as exportações do Amazonas para o Peru atingiram o montante de US$ 66,484 milhões. Entre os principais produtos exportados, destaque para terminais portáteis de telefonia celular, motocicletas de 50 e 125 cilindradas, papéis para foto, recipientes de ferro/aço, aparelhos de barbear, entre outros. No mesmo período, as importações do Peru para o Amazonas atingiram US$ 96,210 milhões, compreendendo produtos como prata em formas brutas, juntas e gaxetas de borracha vulcanizada, lâmpadas fluorecentes, etc.