Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA divulga o modelo Zona Franca de Manaus para comunidade luso-brasileira

Notícias

SUFRAMA divulga o modelo Zona Franca de Manaus para comunidade luso-brasileira

Iniciativa ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções de Fortaleza (CE), durante o V Encontro Empresarial Negócios na Língua Portuguesa.
publicado: 25/09/2009 00h00 última modificação: 24/05/2016 10h31

Nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções de Fortaleza (CE), acontece o V Encontro Empresarial Negócios na Língua Portuguesa. O evento contará com a presença de empresários e representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste e Macau. Também haverá a presença de diversas outras Câmaras Portuguesas da América Latina, Europa e África.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participará do evento com o objetivo de promover o Polo Industrial de Manaus e as ações de desenvolvimento implantadas em sua área de atuação (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), além de estreitar as relações comerciais com esses Países.

No dia 28 de setembro, às 16h, no auditório Lisboa, a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, ministrará palestra sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), na condição de única representante do Brasil no painel “Ambiente de Negócios na Comunidade Luso-Brasileira”.

O V Encontro Empresarial tem a finalidade de dar maior visibilidade às questões econômica e empresarial no âmbito das negociações efetuadas entre os países de língua Portuguesa, com destaque para ações voltadas aos setores de turismo, infraestrutura, recursos naturais, agronegócio e inovação tecnológica, bem como promover o diálogo entre a classe empresarial e representantes de governos e organizações desses países.

Outra ação da SUFRAMA no evento será a divulgação da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que acontecerá no período de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus(AM). Portugal será um dos países europeus participantes da Fiam, ao lado da Itália. Esta é a segunda vez consecutiva que a Feira conta com representantes lusitanos. Na edição passada, estiveram presentes ao evento representantes da Agência de Desenvolvimento Local de Melgaço (ADM), da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), do Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL) e da agência de viagem Abreu On Line.