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Suframa divulga orientações para protocolar documentos na Autarquia

Diante das novas rotinas em prática na Suframa a partir das recomendações da Portaria 228/2020, que visa a colaborar para o enfrentamento à Covid-19, a Autarquia torna público alguns procedimentos implementados para o recebimento de documentos.
por Márcio Gallo publicado: 26/03/2020 15h08 última modificação: 02/04/2020 12h15

Diante das novas rotinas em prática na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) a partir das recomendações da Portaria 228/2020, que visa a colaborar para o enfrentamento à Covid-19, a Autarquia torna público alguns procedimentos implementados para o recebimento de documentos, o que pode ser feito preferencialmente via e-mail e, em casos excepcionais, de forma presencial.

Para os usuários dos serviços da Autarquia que necessitam protocolar documentos junto ao gabinete da Superintendência, fica disponível o e-mail gabin@suframa.gov.br. Já para documentos direcionais à Superintendência Adjunta de Projetos (SPR) e suas unidades administrativas correlatas - tais como as coordenações-gerais de Acompanhamento de Projetos Industriais (Cgapi), de Análise de Projetos Industriais (Cgpri) e de Análise e Acompanhamento de Projetos Industriais (Cgpag) -, fica à disposição o e-mail sprprotocolo@suframa.gov.br.

Quem precisa protocolar documentos junto à Superintendência Adjunta de Operações (SAO) e suas respectivas unidades pode enviar mensagem para o e-mail sao@suframa.gov.br, o qual também está disponível para serviços como pedidos de licenciamento de importação (PLIs), internamento e cadastros, por exemplo. Já para a Superintendência Adjunta Executiva (SAE), foram disponibilizados os seguintes endereços eletrônicos para contato: cglog@suframa.gov.br, para documentos referentes à Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (Cglog); cgrhu@suframa.gov.br, direcionado à Coordenação-Geral de Recursos Humanos (Cgrhu); coarr@suframa.gov.br, para a Coordenação-Geral de Execução Orçamentária e Financeira (Cgorf), e cgmoi@suframa.gov.br, para o setor de Informática.

Demandas para a Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica (Cgtec) podem ser enviadas para o e-mail silvia.costa@suframa.gov.br.

Para quem necessite protocolar documentos junto à Coordenação-Geral de Comércio Exterior (Cogex), fica disponível o endereço cogexprotocolo@suframa.gov.br e, para o setor de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), o contato é o cogec@suframa.gov.br.

Para a Ouvidoria da Autarquia, fica disponível o e-mail ouvidoria@suframa.gov.br.

Para garantir que as mensagens com anexo enviadas à Suframa sejam recebidas corretamente, é necessário atentar para algumas recomendações da Coordenação-Geral de Modernização e Informática (Cgmoi), conforme abaixo:

  • Arquivos anexos devem estar na extensão PDF e não ultrapassar 30mb;
  • Documentos devem ser de texto ou foto, podendo ser nos modos preto e branco, mono ou em escalas de cinza;
  • Resolução máxima permitida de 200 dpi para textos, 300 dpi para textos com ilustração e de 400 a 600 dpi para plantas;
  • No caso de documento com textos, deve ser ativada a opção OCR, para que o conteúdo possa ser reconhecido;

Caso algumas dessas orientações não possam ser cumpridas, o interessado deve providenciar a compactação ou divisão do documento a ser protocolado para que se adeque ao exigido pelo setor de informática da Suframa.

Todos os usuários, independente de cadastro prévio, podem consultar o andamentos dos processos protocolados por meio do site institucional da Suframa, no link da pesquisa pública do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), em http://site.suframa.gov.br/assuntos/processo-eletronico-sei-1.