Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e Abraciclo discutem parcerias para promoção do setor de Duas Rodas da ZFM

Notícias

SUFRAMA e Abraciclo discutem parcerias para promoção do setor de Duas Rodas da ZFM

Reunião ocorreu no segundo dia da participação da SUFRAMA no Salão Duas Rodas 2017, que ocorre em São Paulo (SP), no período de 13 a 19 de novembro.
por Diego Queiroz publicado: 14/11/2017 16h21 última modificação: 14/11/2017 18h24

No segundo dia da participação da SUFRAMA no Salão Duas Rodas 2017, que ocorre em São Paulo (SP), no período de 13 a 19 de novembro, o superintendente da autarquia, Appio Tolentino, reuniu-se com o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian, e com demais dirigentes e técnicos da entidade para discutir parcerias institucionais que visem à promoção do modelo Zona Franca de Manaus, com foco, especialmente, no fortalecimento do Polo de Duas Rodas.

Um dos pontos abordados pelo superintendente durante a reunião foi a missão logística empresarial realizada pela autarquia à Zona Especial de Desenvolvimento de Paita (ZED Paita) e ao Porto de Paita, no Peru, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017, que trouxe perspectivas positivas para a distribuição de produtos e diversificação das exportações do Polo Industrial de Manaus. “Estamos buscando retomar conversas com o governo peruano acerca do Acordo de Complementação Econômica N° 58, para que os produtos fabricados na ZFM sejam descaracterizados como de terceiro país. Se obtivermos êxito nessa questão, será aberto um leque de possibilidades de negociações entre os dois países e, nesse sentido, a exportação de motocicletas poderá ser uma grande oportunidade", afirmou Tolentino.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirmou que empresas afiliadas à entidade já são exportadoras para o mercado latino, mas que, se houver o reconhecimento do governo peruano aos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, as possibilidades serão ampliadas. “Atualmente a concorrência com o produto chinês nos distancia em termos de competitividade de preços, mas a partir do momento em que houver esse reconhecimento da ZFM como solo brasileiro, que é a principal questão, poderemos analisar com atenção essa possibilidade proposta pela SUFRAMA”, disse.

Press Trip Abraciclo
Durante a reunião, a Abraciclo também reforçou o convite à SUFRAMA para participação na Press Trip da entidade que será realizada em Manaus entre os dias 21 e 24 de novembro. A associação irá levar uma comitiva com dez jornalistas da mídia nacional especializada na cobertura do setor de Duas Rodas para conhecer in loco a estrutura fabril de suas empresas associadas e mostrar investimentos feitos na região. Além de auxiliar na organização da programação, a SUFRAMA também realizará uma apresentação aos jornalistas no próximo dia 22 de novembro, à noite, em evento a ser realizado no Wyndham Garden Manaus.

O superintendente Appio Tolentino destacou que essa ação promocional da Abraciclo vai totalmente ao encontro da meta da SUFRAMA de divulgar a Zona Franca de Manaus e massificar as oportunidades de negócios e os benefícios disseminados pelo modelo. “Recentemente passamos a contar novamente com os serviços de uma agência de publicidade institucional e essa é uma questão que iremos trabalhar muito fortemente a partir de agora”, acentuou Tolentino.

Evento no AM
Por fim, o superintendente Appio Tolentino também levou ao conhecimento da Abraciclo a demanda do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), visando à realização, em Manaus, de evento com características similares ao Salão Duas Rodas organizado pela associação em São Paulo. As partes agendaram previamente uma reunião, no próximo dia 23 de novembro, em Manaus, onde darão continuidade à discussão dessa proposta e dos demais temas abordados na reunião desta terça-feira.