Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e CBA discutem parceria com maior instituto de pesquisas biotecnológicas da Coreia do Sul

Notícias

SUFRAMA e CBA discutem parceria com maior instituto de pesquisas biotecnológicas da Coreia do Sul

Instituto Kribb trouxe à Manaus delegação composta por quatro cientistas.
por Diego Queiroz publicado: 21/09/2012 00h00 última modificação: 14/03/2016 16h23

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, e o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, José Nagib, recepcionaram na manhã desta sexta-feira, no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), uma delegação composta por quatro cientistas do Instituto de Pesquisa em Biociência e Biotecnologia da Coréia do Sul (KRIBB, na sigla em inglês).

Os dirigentes da SUFRAMA, acompanhados de técnicos da autarquia e do CBA, realizaram reunião com a delegação de pesquisadores coreanos a fim de estreitar relações e discutir possibilidades de colaboração entre as partes para o potencial desenvolvimento de novos produtos e processos biotecnológicos.

A reunião contou com apresentações institucionais realizadas por profissionais dos dois órgãos e terminou com a indicação favorável à assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o CBA e o KRIBB. As partes se comprometeram a seguir discutindo e a realizar um estudo para identificar as áreas de interesse comum para o desenvolvimento de projetos. Após a reunião, os pesquisadores do KRIBB ainda realizaram uma rápida visita a laboratórios do CBA.

Segundo o superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, a julgar pela missão e pelas atividades desenvolvidas atualmente pelo KRIBB, o CBA tem muito a ganhar com a colaboração do instituto coreano. “O KRIBB é o maior e mais qualificado instituto coreano para desenvolvimento de pesquisas no campo da biotecnologia. Eles desenvolvem projetos em áreas bastante semelhantes às trabalhadas pelo CBA, como alimentos funcionais e cosméticos, entre outras, e nós com certeza teremos muitos benefícios a partir da concretização desse acordo de cooperação técnica. Esse foi um primeiro passo de aproximação e da nossa parte vamos fazer o possível para que a parceria se efetive e cresça ainda mais”, afirmou Nogueira.

A visita dos pesquisadores do KRIBB ao CBA ocorreu principalmente em decorrência de contatos feitos pelo superintendente Thomaz Nogueira durante missão de promoção comercial da SUFRAMA, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e outros órgãos do Governo Federal à Ásia, em maio deste ano. A convite da autarquia, os cientistas estrangeiros vieram a Manaus e cumprirão até este sábado agenda oficial que inclui também visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e à Reserva Florestal Adolpho Duke.

 

registrado em: , ,