Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e governo do Amazonas participam da Cosmoprof Bolonha 2008

Notícias

SUFRAMA e governo do Amazonas participam da Cosmoprof Bolonha 2008

O evento de âmbito internacional é um dos mais tradicionais nessa área, e inclui exposição de produtos de perfumaria, cosméticos, e de estética e higiene pessoal.
publicado: 03/04/2008 00h00 última modificação: 25/07/2016 12h19

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) aposta na expansão dos segmentos de fitocosméticos e de higiene pessoal na Amazônia e tem realizado um trabalho específico de promoção comercial visando ampliar as oportunidades de negócios voltados para a utilização de matéria-prima originária da biodiversidade amazônica, com base na lógica do desenvolvimento sustentável da região. Nesse sentido, a autarquia participa de feiras e eventos internacionais voltados para esse setor, entre eles a Cosmoprof 2008, que ocorrerá no período de 10 a 14 de abril, na cidade de Bolonha, Itália. O evento de âmbito internacional é um dos mais tradicionais nessa área, e inclui exposição de produtos de perfumaria, cosméticos, e de estética e higiene pessoal.

Para realizar esse trabalho de promoção comercial, a SUFRAMA contará com um estande de 16 m², no Pavilhão 16 - Cosméticos Finos, como resultado de articulação entre o Governo do Estado do Amazonas e a PROMEC – Câmara Especial de Comércio de Módena, que firmaram, em março de 2007, um acordo de cooperação mútua que prevê o desenvolvimento das relações técnico-científicas, econômicas e culturais, projetos de distribuição cruzada de produtos, intercâmbio técnico-científico para transferência de tecnologia, com possibilidades de realização de joint-ventures entre micro e pequenas empresas dos setores de metal-mecânico, cerâmico, têxtil-vestuário, instrumentação biomédica, alimentos, fitofármacos e fitocosméticos, e ampliando as relações comerciais entre a região de Módena e o Estado do Amazonas.

A programação do evento também inclui, no dia 10 de abril, uma palestra do Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, sobre o tema “O potencial do Amazonas para o desenvolvimento de um pólo cosmético baseado na educação, na sustentabilidade e nas cadeias produtivas envolvendo as comunidades locais”, como continuidade ao trabalho desenvolvido por seu governo, notadamente quanto à criação de um inovador Programa Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

FIAM 2008
A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, também estará presente na Cosmoprof Bolonha. Ela aproveitará a oportunidade para divulgar a realização da Feira Internacional da Amazônia – maior vitrine de negócios da Amazônia brasileira, que este ano ocorrerá no período de 10 a 13 de setembro. O evento acontece em Manaus, Amazonas, a cada dois anos, e está inserido no calendário oficial do Governo Federal.

Biocosméticos
Uma das principais ações institucionais da SUFRAMA está voltada para a área de promoção comercial do modelo Zona Franca de Manaus, com destaque para os produtos fabricados a partir de matéria-prima originária da biodiversidade amazônica. Nesse sentido, a autarquia incentiva a participação de pequenas e microempresas em feiras e exposições nacionais e internacionais, visando à abertura de novos mercados e à expansão de negócios na região.

Dentro dessa ótica, um dos setores que começam a se projetar no mercado internacional com perspectivas bastante positivas é o da bioindústria, em especial o segmento de biocosméticos, que terá um grande impulso com a aprovação da nova regulamentação do Processo Produtivo Básico (PPB) para a fabricação de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Esta nova legislação estabelece percentuais mínimos de utilização dos insumos regionais em peso e em valor, representando um importante atrativo de investimentos nesse setor, mediante a instalação de unidades fabris no Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus, ou mesmo a parceria com empresas regionais.