Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e Governo do Estado incentivam produção de orgânicos

Notícias

SUFRAMA e Governo do Estado incentivam produção de orgânicos

Lançamento desse tipo de produto é fruto de convênio firmado entre a SUFRAMA e o Governo do Estado do Amazonas.
publicado: 23/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 11h03

Nesta quarta-feira (25), acontece o lançamento dos primeiros produtos a receber certificação orgânica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): cacau nativo, juta e malva. O evento integra a programação da VII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e inicia às 9h, no auditório Floriano Pacheco, sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

O lançamento desses produtos orgânicos é fruto de convênio firmado entre a SUFRAMA e o Governo do Estado do Amazonas por meio do sistema S.D.S/A.D.S. (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) no valor total de R$ 231 mil, sendo R$ 220 mil o montante repassado pela autarquia.

Durante o processo de certificação foram realizadas várias atividades, incluindo diagnóstico do processo de produção, identificação de associações e cooperativas com maior poder de organização para atuação no projeto, realização de oficinas com produtores e elaboração do sistema de controle interno da produção para adequação às normas constantes na legislação sobre certificação de produtos orgânicos.

A iniciativa vai beneficiar produtores do interior do Estado na medida em que proporcionará maior agregação de valor à matéria prima e a ampliação do nível de competitividade no mercado nacional e internacional, cujos primeiros reflexos já podem ser sentidos. Segundo informações da própria ADS, empresas beneficiadoras de chocolate (cacau) e indústrias de sacarias (juta e malva) já se mostraram interessadas nos produtos.

 

registrado em: , , ,