Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e IBGE realizam o 'Encontro de Contas Regionais'

Notícias

SUFRAMA e IBGE realizam o 'Encontro de Contas Regionais'

Este ano, o encontro tem por objetivo debater "O futuro das estatísticas oficiais e os registros administrativos", temática que deve possibilitar a discussão dos novos desafios inerentes ao Projeto de Elaboração das Contas Regionais do Brasil, a partir da identificação de metodologias para aplicação dos dados dos documentos fiscais eletrônicos e demais registros administrativos em pesquisas e procedimentos ligados à elaboração dos produtos de estatística oficiais.
por Márcio Gallo publicado: 30/05/2018 00h00 última modificação: 30/05/2018 16h48

Entre os dias 5 e 8 de junho, das 9h às 17h, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a autarquia sedia mais uma edição do "Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte", evento realizado em parceria pela SUFRAMA e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este ano, o encontro tem por objetivo debater "O futuro das estatísticas oficiais e os registros administrativos", temática que deve possibilitar a discussão dos novos desafios inerentes ao Projeto de Elaboração das Contas Regionais do Brasil, a partir da identificação de metodologias para aplicação dos dados dos documentos fiscais eletrônicos e demais registros administrativos em pesquisas e procedimentos ligados à elaboração dos produtos de estatística oficiais.

O evento contará com a participação do superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, o presidente do IBGE, Roberto Ramos, o diretor de geografia do instituto, Cláudio Stenner, a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis, e o coordenador de Contas Regionais, Frederico Cunha. Representantes dos governos dos Estados do Norte e técnicos da SUFRAMA também estarão presentes para debater sobre os assuntos em destaque.

"Com base nas informações já levantadas e analisadas pelas equipes da SUFRAMA e do IBGE será possível realizar diversos diagnósticos, como quantificar o valor bruto da produção, o consumo intermediário, a adição de valor e outras variáveis macroeconômicas relacionadas à economia regional, cujos resultados servem para subsidiar as políticas setoriais para o desenvolvimento de cada Estado", destacou Appio Tolentino.

O diretor de geografia do IBGE apresentará, durante o evento, diversos exemplos de aplicação de dados dos registros administrativos, como índices de preços e de volume, estimativa de renúncia fiscal, proposta de inclusive na estimativa do relacionamento de rede das cidades brasileiras.

Contas
As Contas Regionais representam um subconjunto do Sistema de Contas Nacionais que propicia a mensuração de importantes variáveis macroeconômicas de maneira regionalizada, por Unidade da Federação e por Município brasileiro. A atividade de elaboração padronizada das Contas Regionais surgiu em 1996 a partir de um Congresso promovido pelo IBGE com participação de vários Estados, em que se decidiu pela forma participativa e colaborativa por meio da cooperação de todos os Estados e do Distrito Federal. A adesão da SUFRAMA ao processo, formalizada em 1998, permitiu o levantamento de dados voltados especificamente aos Estados da Amazônia Ocidental e Amapá.

Inscrições gratuitas
A participação no evento é gratuita e aberta a profissionais e acadêmicos nas áreas de Economia, Administração, Estatística, Geografia, Contabilidade, Planejamento, instituições e empresas com interesse na definição de políticas públicas no segmento econômico. O formulário de inscrição, bem como mais informações sobre o evento, pode ser encontrado no endereço eletrônico (https://doity.com.br/contas-regiao-norte).

Imprensa
Antes do início do evento, os titulares da SUFRAMA e do IBGE estarão à disposição da imprensa, na sala VIP do auditório da autarquia, para conceder entrevista coletiva para esclarecer sobre os pontos que deverão ser debatidos no encontro. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação Geral de Comunicação Social da SUFRAMA, pelo e-mail imprensa@suframa.gov.br e pelos telefones 3321-7037/7245.


Sugestão de pauta

O que: Encontro de Contas Regionais do Estados da Região Norte

Quando: De 5 a 8 de junho de 2018, das 9h às 17h

Onde: Auditório da sede da SUFRAMA, em Manaus

registrado em: ,