Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e Ipea debatem relações econômicas entre Norte do Brasil e Sul da Venezuela

Notícias

SUFRAMA e Ipea debatem relações econômicas entre Norte do Brasil e Sul da Venezuela

Os resultados da reunião e dos intercâmbios de informação que ocorrerão ao longo dos próximos dois meses servirão de base para estudo sobre as reais possibilidades de integração produtiva e comercial entre ambas as Regiões .
por Layana Rios publicado: 09/08/2012 00h00 última modificação: 16/03/2016 16h31

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) a convite do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) articulou junto a representantes do Governo do Estado do Amazonas, SEBRAE-AM, Banco da Amazônia e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), encontro com o pesquisador Breno Magro, integrante do programa venezuelano “Política Pública, Desenvolvimento Produtivo e Integração Amazônia-Orinoco”, para debater as relações comercias e produtivas entre o Norte do Brasil e o Sul da Venezuela. O encontro foi realizado nessa terça-feira (8), na sede da autarquia.

Os resultados da reunião e dos intercâmbios de informação que ocorrerão ao longo dos próximos dois meses como desdobramento da iniciativa servirão de base para estudo do pesquisador Breno Magro sobre as reais possibilidades de integração produtiva e comercial entre ambas as Regiões .

Entre os temas discutidos, estão a importância da integração da Região Norte do Brasil com a Venezuela, aspectos relacionados com a infraestrutura física para a integração com o país vizinho, experiências acumuladas nas tentativas de integração regional, bem como planos, projetos, sucessos e entraves para a concretização deste propósito, entre outros.

Cada instituição participante se comprometeu a realizar um levantamento dos principais fatores que causam entraves nas relações comerciais com a Venezuela. De acordo com Magro, além de integrar a Venezuela com a Região Norte do Brasil, a pesquisa visa auxiliar no desenvolvimento da Venezuela, com a construção de projetos de políticas públicas específicos, bem como o gerenciamento desses projetos.

A iniciativa do IPEA em escutar as instituições governamentais, acadêmicas e financeiras do Estado é considerada importante pelos técnicos da SUFRAMA para o levantamento das informações necessárias ao desenvolvimento de um estudo que espelhe a realidade das regiões.

registrado em: , ,