Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA e MDIC pretendem dar maior celeridade à análise de PPBs

Notícias

SUFRAMA e MDIC pretendem dar maior celeridade à análise de PPBs

Durante reunião, em Brasilia, foram discutidas iniciativas que visam a melhorias nas ações de análise e na tramitação dos pleitos de alteração e estabelecimento de Processos Produtivos Básicos de interesse da ZFM.
por Diego Queiroz publicado: 30/09/2015 19h08 última modificação: 01/02/2016 12h17

O superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), em exercício, Gustavo Igrejas, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (30), em Brasília, com o secretário de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Carlos Gadelha, o diretor das Indústrias de Base Tecnológica, Marcus Simões, e o diretor de Competitividade Industrial, Igor Calvet, para definição de melhorias nas ações de análise e na tramitação dos pleitos de alteração e estabelecimento de Processos Produtivos Básicos (PPBs) de interesse da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Durante a reunião, a principal questão tratada foi a necessidade de dar maior celeridade ao processo de análise e aprovação de PPBs, com melhorias a serem implementadas no fluxo de trabalho do Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT-PPB). "A intenção é proporcionar maior celeridade nas análises dos PPBs, trazendo uma resposta mais rápida aos interessados", disse o superintendente da SUFRAMA, Gustavo Igrejas.

Atualmente, cerca de 20 pleitos de PPBs de interesse da Zona Franca de Manaus estão em discussão no GT-PPB, como o de motocicletas, partes e peças de motocicletas e computadores desktop, que devem ir a consulta pública nos próximos dias.

Neste ano, o governo federal já publicou mais de 40 portarias de PPB com fixação ou alteração de etapas, sendo os mais recentes os relacionados aos Bens de Informática, Pistolas para Soldaduras, Máquinas Automáticas para Processamento de Dados com tela incorporada (All In One), Bicicletas Ergométricas e Termostato Eletromecânico de Pressão de Vapor ou de Dilatação de Fluido, entre outros.