Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA engajada na disseminação da Política de Gestão de Riscos

Notícias

SUFRAMA engajada na disseminação da Política de Gestão de Riscos

Comissão fará um trabalho de prospecção junto aos ministérios e instituições parceiras, visando colher subsídios e identificar boas práticas adotadas no desenvolvimento do processo de gestão de riscos no âmbito do Poder Executivo Federal e que possam ser agregadas ao plano piloto da SUFRAMA.
por Diego Queiroz publicado: 25/08/2017 14h04 última modificação: 25/08/2017 15h26

Na terça-feira (15), o superintendente Appio Tolentino, acompanhado dos superintendentes adjuntos da autarquia, participou de reunião, no gabinete, com a Comissão Permanente de Gestão de Riscos e Controles, a fim de se inteirar sobre a Política de Gestão de Riscos da SUFRAMA, a qual foi publicada em 16 de maio de 2017, por meio da Portaria nº 146/2017, em atendimento à Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016.

Os membros da alta administração, que integram o Comitê de Governança, Riscos e Controles da SUFRAMA, assistiram a uma apresentação da Comissão Permanente que contextualizou os procedimentos adotados desde o segundo semestre de 2016, quais sejam, principalmente, a capacitação de servidores em gestão de riscos e a elaboração da política institucional neste tema. Durante a reunião, foi apresentado também o atual estágio de elaboração do plano piloto para dar início à implementação efetiva da gestão de riscos na autarquia e enfatizada a importância do acompanhamento, apoio e engajamento da alta administração nesse processo.

O Comitê deliberou favoravelmente, ainda, à proposta de que na próxima reunião do Comitê de Planejamento da SUFRAMA (Coplan) seja feita uma apresentação acerca do tema para todos os coordenadores gerais que compõem o colegiado.

De acordo com o superintendente Appio Tolentino, todos os servidores da autarquia devem estar atentos e engajados neste processo em suas respectivas áreas. Ele afirmou também que irá intervir no que for necessário para proporcionar à Comissão Permanente as condições necessárias para a execução de suas tarefas. Como forma de fortalecer os trabalhos da Comissão, já está autorizada, neste mês de agosto, a participação de três técnicos em curso específico de gestão de riscos (ISO 31000), bem como a participação de um técnico em seminário promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre temas como Governança e Gestão Organizacional.

Outro aspecto discutido durante a reunião é que a Comissão Permanente de Gestão de Riscos e Controles precisa também fazer um trabalho de prospecção junto aos ministérios e instituições parceiras, visando colher subsídios e identificar boas práticas adotadas no desenvolvimento do processo de gestão de riscos no âmbito do Poder Executivo Federal e que possam ser agregadas ao plano piloto da SUFRAMA.

registrado em: