Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA estuda montar estande na Hannover Messe 2014

Notícias

SUFRAMA estuda montar estande na Hannover Messe 2014

A feira é considerada a principal do mundo para a tecnologia e automação industrial e referência como indicador de tendências para o setor.
por Enock Nascimento publicado: 19/04/2013 17h11 última modificação: 07/03/2016 12h46

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) estuda a ideia de ter um estande próprio na edição do próximo ano da Hannover Messe. A feira é considerada a principal do mundo para a tecnologia e automação industrial e referência como indicador de tendências para o setor.

A ideia surgiu com a participação da autarquia na 66ª Hannover Messe, realizada de 8 a 12 de abril, na Alemanha. Atrair investimentos externos, observar in loco as mais recentes inovações tecnológicas e iniciar contatos com empresas que possam vir a se instalar no Polo Industrial de Manaus (PIM) foram os principais objetivos da viagem. A Autarquia foi representada pelo superintendente adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, e o coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, José Jorge do Nascimento Júnior. A ideia de montar um estande próprio na feira alemã é para facilitar as ações de promoção da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Realizada no Centro de Exposições de Hannover, o evento, distribuído em 27 pavilhões, apresentou 11 temas (setores de exposição) integrados: Automação Industrial, Motion Drive & Automation -MDA (transmissão eletromecânica, hidráulica e pneumática), Energético, Energia Eólica, MobiliTec, Produção Digital , ComVac (tecnologias de ar comprimido e de vácuo), Abastecimento e Suporte Industrial, Industrial GreenTec (soluções e tecnologias sustentáveis), Surface Technology, Pesquisa & Tecnologia. A Hannover Messe 2013 - que teve a Rússia como país parceiro oficial - reuniu 6,8 mil expositores oriundos de 70 países, e de acordo com os organizadores, atraiu 240 mil visitantes, sendo 60 mil deles do exterior.

Este ano, dentro do tema “Indústria Integrada”, os visitantes puderam ver de perto as inovações da chamada “Indústria 4.0”, a chamada quarta Revolução Industrial (em sucessão às etapas do motor a vapor, da produção em massa e da automação), no qual o foco é a integração crescente entre todos os setores da indústria, baseados principalmente nos processos tecnológicos.

“Verificamos que muitas das máquinas e equipamentos expostos já são utilizadas nas empresas do PIM. O que demonstra que nosso parque industrial é moderno e nosso processo produtivo é atualizado”, afirma Gustavo Igrejas.

Outro fato observado pelos representantes da SUFRAMA foi a maciça participação nas inovações tecnológicas do Instituto Fraunhofer, que tem parceria com a Autarquia e possui escritório em Manaus. “Isso mostra o potencial de inovações que podemos ter com o fortalecimento da relação com o Fraunhofer”, frisa Jorge Júnior.

Fábricas dos setores de robótica, placas de circuito impresso, injetoras plásticas, estamparias metálicas e de geração de energia eólica se demonstraram receptivas com as explicações sobre o funcionamento e os incentivos fiscais concedidos da ZFM.

registrado em: ,