Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA estuda reformulação dos Indicadores do PIM

Notícias

SUFRAMA estuda reformulação dos Indicadores do PIM

Ferramenta é constantemente demandada por entidades de classe, consultores, acadêmicos, órgãos de imprensa e pelas próprias empresas do PIM.
publicado: 08/03/2013 15h42 última modificação: 07/03/2016 17h01

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) formou, no início deste ano, mais de 30 grupos de trabalho internos para discutir estratégias para 2013, visando criar bases para o futuro da autarquia e do modelo como um todo. Entre os grupos formados está um de reestruturação estratégica, que pretende redesenhar o atual conjunto de indicadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), com o objetivo de disponibilizar um conjunto eficaz e fiável de informações para fundamentar as decisões gerenciais e estratégicas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Hoje, em média, 450 das mais de 600 empresas do Polo abastecem regularmente o sistema de Indicadores com informações como faturamento, produção e mão-de-obra, contribuindo para o mapeamento do modelo. É a partir dos dados apontados nos Indicadores do PIM que a SUFRAMA pode divulgar informações como o faturamento de mais de R$ 73 bilhões em 2012 e a média de empregos de 120 mil pessoas, por exemplo.

A ferramenta é constantemente demandada por entidades de classe, consultores, acadêmicos, órgãos de imprensa e pelas próprias empresas do PIM, que fazem constantes observações sobre os critérios utilizados, sugerindo inclusão de novos dados ou chamando a atenção para retirada de informações não relevantes. “Queremos reformular os indicadores para oferecer uma ferramenta mais moderna e dinâmica, com informações claras e diretas e com a participação mais ampla possível das empresas”, explica o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira.

Enquanto os Indicadores estiverem sob reformulação, os dados referentes ao modelo, mês a mês, continuarão sendo oferecidos na página da SUFRAMA, na Internet, através do endereço www.suframa.gov.br/zfm_indicadores_do_pim.cfm, mas, devido às alterações que serão implementadas no sistema, paulatinamente, haverá um espaço maior entre o fechamento dos dados e a divulgação.

Janeiro
Com média de 453 empresas enviando dados aos Indicadores, o faturamento do PIM em janeiro ficou em R$ 5.311.394.473, o maior já registrado para o primeiro mês do ano, sendo 7,33% maior que o de janeiro de 2012. Foram admitidos 4.478 trabalhadores e demitidos 3.263, gerando um saldo positivo de 1.215 empregos. No total, janeiro apresentou 118.361 vagas no Polo Industrial de Manaus.

registrado em: ,