Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA garante apoio ao projeto logístico Manta-Manaus

Notícias

SUFRAMA garante apoio ao projeto logístico Manta-Manaus

Superintendente Alfredo Menezes manifesta colaboração com iniciativa liderada pela Aleam que pretende viabilizar rota alternativa de escoamento de produtos do Polo Industrial de Manaus
por Diego Queiroz publicado: 26/02/2019 18h19 última modificação: 26/02/2019 18h19

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, reuniu-se na tarde desta terça-feira (26), no gabinete da SUFRAMA, com uma comitiva composta por parlamentares, representantes de órgãos públicos e empresários liderada pelos deputados estaduais Sinésio Campos e Adjuto Afonso e pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), Acram Isper. O objetivo da reunião foi discutir a participação da SUFRAMA na viabilização do projeto multimodal de transportes Manta-Manaus.

O projeto Manta-Manaus representa uma rota alternativa aos navios asiáticos que usam o canal do Panamá para chegar ao interior da Amazônia. O multimodal compreende um trecho de rodovia desde o Porto de Manta, no Equador, até o Amazonas, via hidrovias.

Os deputados Sinésio Campos e Adjuto Afonso compuseram comitiva do Amazonas que realizou visita técnica ao Equador, no período de 17 a 24 de fevereiro, a fim de conhecer de perto o projeto. Eles apresentaram ao superintendente da SUFRAMA todas as impressões e informações colhidas durante a visita e se disseram animados com os potenciais benefícios do multimodal para as relações econômicas da Zona Franca de Manaus.

O superintendente Alfredo Menezes afirmou que a SUFRAMA vê com bons olhos a iniciativa de integração liderada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e que, da parte da autarquia, haverá todo o apoio institucional, inclusive, na articulação com demais instâncias do governo federal e entidades de classe, para que o projeto seja viabilizado. “Vamos caminhar juntos porque, no que pudemos compreender até o momento, trata-se de uma alternativa viável para escoamento da nossa produção que vai trazer mais competitividade às empresas do nosso Polo. Estamos de portas abertas para participar e facilitar, porque é nossa principal intenção: queremos ser facilitadores em todo e qualquer processo de geração de emprego e renda na nossa região”, afirmou Menezes.

Os deputados informaram que está sendo construída uma agenda para que autoridades do Equador ligadas ao multimodal Manta-Manaus venham à capital amazonense, provavelmente no final do mês de abril, a fim de discutir estratégias conjuntas para implementação do projeto. Até lá, um grupo de trabalho composto por representantes de diversas entidades, incluindo a SUFRAMA, deverá ser constituído no intuito de elaborar um cronograma de ações e aprofundar discussões técnicas sobre a rota. Uma nova reunião entre os participantes da audiência de hoje foi agendada, previamente, para o próximo dia 12 de março, no auditório da SUFRAMA.

registrado em: , , , ,