Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA incentiva lançamento de produtos regionais durante a FIAM

Notícias

SUFRAMA incentiva lançamento de produtos regionais durante a FIAM

Serão selecionados 30 produtos para a vitrine de lançamentos.
publicado: 15/10/2009 00h00 última modificação: 13/05/2016 15h38

Até o dia 20 de outubro, estão abertas as inscrições para o processo de seleção de produtos regionais que ficarão em exposição na vitrine de lançamentos do Pavilhão Amazônia, uma das grandes novidades da quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que acontece de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 - Centro de Convenções. Podem concorrer produtos amazônicos que tenham caráter inovador e viabilidade mercadológica.

Serão selecionados 30 produtos para a vitrine de lançamentos. A escolha será feita com base nos seguintes critérios: origem a partir da biodiversidade amazônica; inserção nas cadeias produtivas de fruticultura, piscicultura, produtos florestais (móveis e peças de decoração), produtos florestais não madeireiros (biojóias e fibras), biocosméticos e polo cerâmico; apresentação de alto nível de agregação de valor e escala de produção, bem como fabricação feita por micro e pequenas empresas instaladas na área da Amazônia Legal, que compreende os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, além de Mato Grosso e parte do Maranhão. A única ressalva é que não poderão participar produtos que necessitem passar por processos de congelamento e resfriamento.

Os produtos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por técnicos da Suframa e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Eliany Gomes, por meio dessa iniciativa a autarquia busca dar maior visibilidade às potencialidades regionais e contribuir para a inserção de novos produtos no mercado.

O edital e formulário de inscrição estão disponíveis no sítio da FIAM http://www.suframa.gov.br/fiam/2009/?caminho=fiam_novosprodutos.cfm. O formulário deve ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado à autarquia, juntamente com fotos do produto pelo endereço produtosamazonicos@suframa.gov.br. O resultado final será divulgado no próximo dia 30.

A vitrine de lançamento de produtos é uma das atividades previstas na programação do Pavilhão Amazônia, que será instalado na tenda climatizada que fica na área externa do Studio 5 Centro de Convenções, onde ocorrerá a solenidade de abertura da FIAM. O local contará com estandes para a comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas dos Estados da região; vitrine de lançamento de produtos; estandes para exposição de fibras, cosméticos, fitoterápicos e confecções; além dos espaços da Cidadania, da Cultura e das Artes. O Pavilhão funcionará de 26 a 29 de novembro.