Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA inicia participação na Expoacre 2016

Notícias

SUFRAMA inicia participação na Expoacre 2016

No “Espaço do Industrial”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), a autarquia deu início à programação de palestras institucionais que serão realizadas ao longo desta semana.
por Layana Rios publicado: 26/07/2016 17h02 última modificação: 26/07/2016 18h10

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) iniciou, nessa segunda-feira (25), sua participação oficial na feira agropecuária Expoacre 2016, que ocorre até domingo (31) no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco (AC). No “Espaço do Industrial”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), a autarquia deu início à programação de palestras institucionais que serão realizadas ao longo desta semana.

A solenidade de abertura da programação de palestras contou com a participação da coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA (Cogec), Ana Maria Souza; do coordenador regional da SUFRAMA em Rio Branco, João de Deus; da presidente em exercício da Fieac, Adelaide de Fátima; da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza; da diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/AC), Sídia Gomes; do presidente da Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), Inácio Moreira; do representante do Conselho Regional de Contabilidade, Wellington Chagas; e do prefeito do distrito peruano de Ocongate, José Dias.

Ana Maria Souza parabenizou o governo do Estado e a Fieac pela organização da Expoacre. “É uma satisfação para os servidores da SUFRAMA fazerem parte desse evento que é tão importante para o desenvolvimento do Acre. É um Estado que tem projetos consistentes, baseados no conceito de desenvolvimento sustentável, e é muito importante que o empresariado participe de nossas palestras para obter as informações sobre os incentivos fiscais administrados pela autarquia”, ressaltou a coordenadora.

O coordenador regional da autarquia em Rio Branco, João de Deus, destacou que as palestras são uma oportunidade de apresentar ao empresariado e demais interessados em investir na matéria-prima regional os conhecimentos para elaborar projetos para a Zona Franca Verde. “Nossa equipe em Rio Branco, junto à equipe da sede da autarquia, estará disponível para analisar esses projetos e auxiliar no que for possível para garantir a concessão do benefício ao empresariado”, afirmou.

Zona Franca Verde
A primeira palestra realizada pela SUFRAMA no Espaço do Industrial foi “Evolução, contextualização e perfil dos incentivos fiscais administrados pela SUFRAMA no Estado do Acre”, ministrada pelo economista Patry Boscá. As informações disseminadas tiveram como foco a Zona Franca Verde (ZFV), incentivo fiscal regulamentado em fevereiro deste ano que garante a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos fabricados nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) com preponderância de matéria-prima de origem regional. Boscá apresentou a legislação vigente sobre a ZFV, bem como os critérios de preponderância de matéria-prima regional que devem ser utilizados para a industrialização com o incentivo fiscal.

Nova palestra
Nesta terça-feira (26), às 19h, também no Espaço do Industrial, a SUFRAMA promove a palestra “Zona Franca Verde: requisitos, projeto e cadastramento”. A apresentação detalhará informações sobre o novo incentivo fiscal, buscando explicitar os passos necessários para a elaboração de projetos a serem aprovados na autarquia visando à obtenção do benefício.

Estande
A SUFRAMA conta ainda na Expoacre 2016 com um estande institucional onde servidores da Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Empresariais e da Coordenação Geral de Comércio Exterior estarão prestando informações, ao longo desta semana, sobre os incentivos fiscais do modelo Zona Franca Manaus e da Zona Franca Verde aos empresários e empreendedores interessados em investir na produção com matéria-prima regional. A feira segue até domingo (31) com uma série de atividades que incluem estande de expositores, rodada de negócios, eventos esportivos, concurso de gastronomia e shows de atrações nacionais.