Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA inicia tratativas para a VIII FIAM

Notícias

SUFRAMA inicia tratativas para a VIII FIAM

O tradicional evento é realizado pela SUFRAMA, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e consta do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do governo federal.
por Márcio Gallo publicado: 15/01/2015 10h44 última modificação: 03/02/2016 16h12

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) dá início aos preparativos para a oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (VIII FIAM), que este ano está prevista para ser realizada entre os dias 18 e 21 de novembro, em Manaus (AM). O tradicional evento é realizado pela SUFRAMA, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e consta do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do governo federal, sendo reconhecido pela sua excelência e pela promoção de produtos e serviços da região amazônica.

As primeiras providências para a organização da Feira já estão sendo tomadas pela SUFRAMA, através da Coordenação-Geral de Promoção Comercial (COGPC). Até fevereiro, a Superintendência realiza o processo de chamamento público para definição do local de realização da VIII FIAM. A equipe responsável pela organização do processo, liderada pelo superintendente em exercício, Gustavo Igrejas, discute os detalhes para divulgação do chamamento. “Divulgaremos em jornal de grande circulação, até fevereiro, os detalhes para que os interessados em sediar a Feira Internacional possam apresentar suas propostas à SUFRAMA. Todos terão de cumprir requisitos básicos para que toda estrutura demandada pela Feira seja atendida”, destaca Igrejas.

Após o processo, se dois ou mais locais atenderem às exigências do chamamento público, será realizada uma licitação para escolha do local, conforme rege a legislação. “O processo licitatório deve levar em consideração os custos de cada centro de convenção aprovado no chamamento público, de acordo com a estrutura oferecida e demais pontos que destacaremos no processo”, afirma o coordenador-geral da COGPC, Jorge Vasques.

Estrutura
A oitava edição da Feira Internacional da Amazônia começou a ser divulgada no segundo semestre de 2014, durante as visitas de comitivas internacionais à autarquia e ações de promoção comercial que a SUFRAMA realiza em eventos de porte internacional, como a 11ª edição da South America Navalshore – evento realizado no Rio de Janeiro, em agosto – e a HSM ExpoManagement – maior exposição de gestão da América Latina, realizada em novembro, em São Paulo.

A estrutura deste ano contará com diversas atrações, tais como a tradicional exposição de produtos de empresas incentivadas do Polo Industrial de Manaus (PIM); as Rodadas de Negócios; a Jornada de Seminários; além de outros eventos simultâneos, mantendo a FIAM como a maior feira multissetorial da região Norte do Brasil.

“Em fevereiro, mês de aniversário da SUFRAMA, devemos dar mais detalhes do formato que pretendemos dar à FIAM deste ano”, declara o superintendente Gustavo Igrejas.

Sucesso
A expectativa para a VIII FIAM é que se repita o sucesso das edições anteriores. Em 2013, por exemplo, a VII FIAM – sob o slogan “Passe para o futuro” – atraiu um público de mais de 55 mil pessoas durante os quatro dias de realização. Com ações diversificadas, o Pavilhão Amazônia foi um dos locais que mais chamou a atenção dos visitantes. Nele, mais de 100 artesãos e micro e pequenos empreendedores regionais puderam expor e negociar produtos fabricados com matéria prima tipicamente regional.