Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA integra debate sobre o desenvolvimento do País

Notícias

SUFRAMA integra debate sobre o desenvolvimento do País

Entre as autoridades presentes estavam o ministro STF, José Antônio Dias Toffoli, e o governador de São Paulo, Gerado Alckmin.
por Márcio Gallo publicado: 05/12/2017 16h00 última modificação: 05/12/2017 18h14

O Palácio da Justiça de São Paulo foi palco, nesta terça-feira (5), de um debate qualificado sobre o presente e o futuro do Brasil com vistas ao desenvolvimento do País. Para tratar sobre o tema, personalidades públicas e privadas foram convidadas a participar do evento, realizado em parceria pelo presidente do Global Council of Sales Marketing (GCSM), Agostinho Turbian, e pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Entre as autoridades presentes estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antônio Dias Toffoli, o governador do Estado de São Paulo, Gerado Alckmin, e o superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Appio Tolentino, cujo convite se deu pelo caráter desenvolvimentista do modelo Zona Franca.

O titular da SUFRAMA, além de acompanhar as apresentações feitas no plenário do Palácio da Justiça, pontuou a importância de se buscar sempre uma maior integração econômica entre a região abrangida pela autarquia (Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá) e as economias da região Sudeste, mais próximas do maior mercado consumidor brasileiro. "Complementar as nossas atividades e compartilhar conhecimentos e métodos de produção favorecem a economia nacional, com impactos positivos na geração de empregos no nosso País", disse Tolentino.

O superintendente ainda destacou a iniciativa de aumentar as exportações de produtos brasileiros para incrementar a participação no mercado internacional. "Isso eleva a demanda por produtos fabricados no Brasil, o que pode possibilitar a expansão industrial, seja na Zona Franca de Manaus, seja nos demais Estados da Federação", comentou.

O governador Geraldo Alckmin apresentou a mesma visão sobre uma maior inserção internacional de produtos brasileiros. "O País precisa aprimorar uma agenda de modernização e competitividade para que possa crescer. Adaptar-se ao que propõe o século 21, com foco no comércio exterior. Precisamos de uma maior inserção internacional para que o Brasil possa, efetivamente, exercer sua vocação de um país continental", ponderou.

O ministro Dias Toffoli rebateu o pessimismo alardeado pela mídia sobre a situação econômica do Brasil e comentou que "se há problemas, para eles existem soluções. O dia a dia de cada pessoa, cada empresa, cada trabalhador é muito maior do que aquilo que se quer mostrar em meios de comunicação de que a crise parece ser insolúvel. O que move o país é o foco, a atenção e a capacidade de cada um".

Prospecção

A participação de diversos atores importantes para o cenário econômico do Brasil propiciou à SUFRAMA, durante o evento, apresentar a plataforma de expansão de suas atividades, com incremento de segmentos em sua área de abrangência, como com a fabricação de maquinários para uso na atividade agrícola, por exemplo. "São setores da economia que terão benefícios mútuos. Temos mão de obra capacitada na Zona Franca de Manaus e as máquinas poderiam ser produzidas com benefícios, o que reduziria custos e traria ganhos ao setor", lembrou Appio Tolentino.

Outros contatos de negócios foram realizados na ocasião, com forte interesse internacional no modelo ZFM, conforme representantes de empresas de outros países, como a Turquia, deixaram claro em reuniões preliminares.

Reconhecimento

O evento teve, ainda, a entrega de diplomas de reconhecimento pelo trabalho realizado por representantes de diversos órgãos, dentre eles a SUFRAMA. O superintendente recebeu a homenagem e agradeceu pelo destaque verificado na atividade da autarquia na Amazônia Ocidental e Amapá e, também, em todo o País, devido aos impactos socioeconômicos causados em diversos Estados brasileiros.

registrado em: ,