Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suframa integra missão na Alemanha focada na Indústria 4.0

Notícias

Suframa integra missão na Alemanha focada na Indústria 4.0

Iniciativa ocorre na cidade alemã de Aachen, localizada na região administrativa de Colônia, com o objetivo de possibilitar que autoridades acadêmicas, empreendedores, consultores e gestores públicos e privados com atuação na Zona Franca de Manaus conheçam as tecnologias e metodologias empregadas no principal polo da Alemanha focado na Indústria 4.0.
por Diego Queiroz publicado: 08/08/2019 16h47 última modificação: 08/08/2019 18h01

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, deu sequência nesta quinta-feira (8) à sua participação na missão “Indústria 4.0”, que está ocorrendo na cidade alemã de Aachen, localizada na região administrativa de Colônia, com o objetivo de possibilitar que autoridades acadêmicas, empreendedores, consultores e gestores públicos e privados com atuação na Zona Franca de Manaus (ZFM) conheçam as tecnologias e metodologias empregadas no principal polo da Alemanha focado na Indústria 4.0.


A missão é promovida pela empresa MAP Technology, em parceria com a Universidade de Aachen (RWTH), e tem a cooperação de fundos de investimento e de órgãos públicos como Suframa, Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Por meio de fóruns de discussão, palestras e visitas técnicas, os participantes estão tendo a oportunidade de entender profundamente as reais possibilidades de aplicação da Indústria 4.0 na ZFM nos mais diferentes contextos: academia, indústria, organizações governamentais e empresas startups.


A programação teve início na quarta-feira (7), com visitas ao Centro de Maturidade da Indústria 4.0, à Fábrica de Demonstração, ao Centro de Indústrias Conectadas e ao Cluster de Internet de Produção (IoP) da Universidade de Aachen. As visitas visaram, entre outros objetivos, a uma experimentação presencial da Indústria 4.0 e também à demonstração de novas tecnologias e possibilidades da “Internet das Coisas”.


Nesta quinta-feira, Menezes e as demais autoridades integrantes da missão visitaram, pela manhã, o Centro de Transformação Européia 4.0 e, à tarde, além de um encontro com o reitor da Universidade de Aachen, estiveram também na fábrica inteligente Elisa, que possui mais de 135 anos de atuação nos ramos de telecomunicações e serviços digitais.


De acordo com o superintendente Alfredo Menezes, a participação da Suframa na missão está sendo bastante produtiva não apenas para divulgar a Zona Franca de Manaus para potenciais investidores, mas também identificar oportunidades para a indústria regional no tema da Indústria 4.0. “Aachen é um dos mais avançados polos do mundo focados nesta temática. Estamos conhecendo as tecnologias e os conceitos produtivos que eles empregam, como, por exemplo, na área da eletromobilidade, com a fabricação de carros, triciclos e bicicletas elétricas, e absorvendo como podemos colaborar, a partir da Zona Franca de Manaus, para o fomento à jornada da indústria brasileira rumo ao conceito 4.0”, destacou Menezes.


Encerramento

A missão será finalizada nesta sexta-feira (9), com visitas técnicas às unidades de Produção Tecnológica (IPT), Tecnologias a Laser (ILT) e Biologia Molecular e Ecologia Aplicada (IME) do Instituto Fraunhofer.

registrado em: , ,