Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA intensifica ações de capacitação em RO sobre a Zona Franca Verde

Notícias

SUFRAMA intensifica ações de capacitação em RO sobre a Zona Franca Verde

Passos para a formulação e apresentação de projetos industriais que podem ser beneficiados pelos incentivos da ZFV foram detalhados por equipe técnica da autarquia
por Márcio Gallo publicado: 10/08/2016 18h21 última modificação: 10/08/2016 18h21

Os passos para a formulação e apresentação de projetos industriais que podem ser beneficiados pelos incentivos da Zona Franca Verde (ZFV) foram explicados pela equipe técnica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), nesta quarta-feira (10), no auditório do hotel Rondon Palace, em Porto Velho (RO), durante o segundo dia de capacitações e treinamentos direcionados a empreendedores, servidores públicos, representantes do setor privado, membros da academia e demais interessados. A programação de capacitações está sendo ofertada pela autarquia em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, entre os dias 8 e 11 de agosto.

O engenheiro Claudino Lobo, da Coordenação Geral da Análise de Projetos Industriais (CGPRI) da SUFRAMA, foi o responsável por apresentar o assunto. Em sua palestra, ele detalhou os tipos de projetos que podem ser apresentados à autarquia para pleitear os benefícios da ZFV e, também, a metodologia de elaboração dos projetos que possibilitará atender, integralmente, à legislação inerente à Zona Franca Verde.

“Os projetos industriais apresentados ao Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), dependendo da situação, podem ser aprovados diretamente pela superintendente da autarquia, que informa sua decisão na reunião subseqüente do Conselho para formalizar o ato. Isto permite agilizar o processo, no caso de haver algum adiamento dos encontros periódicos do CAS”, lembrou Lobo, que pontuou trechos das resoluções do CAS que definem as necessidades que devem ser atendidas pelos economistas nos projetos de viabilidade técnica e econômica.

A programação de capacitações ofertadas pela SUFRAMA foi finalizada com palestras ministradas pelos técnicos Thelma Arruda (Coordenação Geral de Cadastro e Controle de Mercadoria Nacional – CGMEC) e Vitor Lopes (Coordenação Geral de Desenvolvimento Regional – CGDER). Eles apresentaram, respectivamente, os temas “Incentivos da Mercadoria Nacional: do Cadastro ao Controle de Mercadorias” e “Apresentação, Análise e Acompanhamento de Convênios com a SUFRAMA”. As informações disseminadas permitiram ao público presente aprofundar os conhecimentos tanto sobre a Zona Franca Verde quanto sobre o funcionamento e a atuação da autarquia em sua área de abrangência (Estados da Amazônia Ocidental e municípios de Macapá e Santana, no Amapá).

Nesta quinta-feira (11), a equipe técnica da SUFRAMA promoverá a última ação de capacitação prevista em Rondônia com um treinamento específico para os servidores da autarquia que atuam na Coordenação Regional de Porto Velho. O objetivo é preparar cada vez mais esses servidores para atender às demandas que devem surgir a partir da implantação da Zona Franca Verde na região e fazer com que esses profissionais atuem como facilitadores e disseminadores do projeto ZFV no Estado.