Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA, IPEA e Centro Celso Furtado promovem curso sobre Macroeconomia e Desenvolvimento

Notícias

SUFRAMA, IPEA e Centro Celso Furtado promovem curso sobre Macroeconomia e Desenvolvimento

Esta é a primeira vez que o evento será realizado na capital amazonense.
publicado: 12/08/2011 00h00 última modificação: 11/04/2016 16h16

Em parceria com o Centro Celso Furtado e a Diretoria de Macroeconomia do Instituto de Pesquisa Avançada (IPEA), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realiza de 15 a 19 de agosto, na sede da autarquia, o curso “Macroeconomia e Desenvolvimento”. É a primeira vez que o evento será realizado na capital amazonense.

No total, 26 pessoas estão inscritas, entre graduados em Ciências Econômicas e profissionais de outras áreas que possuem afinidade com a temática. De acordo com a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza, o objetivo do curso é divulgar e discutir novos conceitos doutrinários de Macroeconomia no ambiente do desenvolvimento socioeconômico do país.

As aulas serão ministradas pelos professores Victor Leonardo de Araújo, técnico do IPEA, que abordará o tema Macroeconomia; e Carlos Pinkusfeld Bastos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Comitê Científico do Centro Celso Furtado, que tratará sobre Desenvolvimento. Durante as aulas de Macroeconomia, serão apresentados os fundamentos da análise dessa área e os determinantes do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego, enfatizando o papel da política econômica neste processo, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. Também serão analisados a condução dos três instrumentos no caso brasileiro, ressaltando a sua inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

No caso das aulas sobre Desenvolvimento, serão abordados os elementos centrais da teoria do desenvolvimento elaborada a partir da segunda metade do século XX, seus eixos analíticos e os seus principais autores, bem como a organização do mundo a partir do desenvolvimento do capitalismo industrial no século XIX. O caso brasileiro será analisado como exemplo desta dinâmica da economia mundial. O encerramento do curso será marcado pela realização de uma conferência síntese que ficará a cargo do professor David Kupfer, da UFRJ e sócio do Centro Celso Furtado.

Esse será o 11º curso promovido pela Centro e o IPEA no país. Cerca de 250 alunos de vários estados já participaram.

registrado em: ,