Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA marca presença no lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora

Notícias

SUFRAMA marca presença no lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora

O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, e de governadores, empresários, profissionais da área e representantes de instituições parceiras do Plano, como Sebrae, BNDES, SUFRAMA e ApexBrasil, entre outras.
por Diego Queiroz publicado: 22/08/2012 00h00 última modificação: 14/03/2016 17h30

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, participou nesta quarta-feira (22), na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília, da cerimônia de lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) para o período de 2012 a 2015. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, e de governadores, empresários, profissionais da área e representantes de instituições parceiras do Plano, como Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), SUFRAMA e ApexBrasil, entre outras.

O PNCE tem como principais objetivos difundir a cultura exportadora nos Estados e ampliar a capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais na área de comércio exterior. Atualmente, 14 Estados da Federação têm menos de 1% de participação na pauta brasileira de exportações e a ideia do plano é justamente melhorar esse quadro, a partir, principalmente, de investimentos em ações de qualificação de agentes e da identificação de setores estratégicos para negócios externos em cada região.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), enquanto instituição federal atuante na área de comércio exterior na Amazônia, contribuiu diretamente com a construção do PNCE ao participar de discussões técnicas e indicar produtos e segmentos com potencial de exportação em sua área de atuação (Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá).

De acordo com o superintendente Thomaz Nogueira, o lançamento do PNCE vai ao encontro das ações desenvolvidas pela SUFRAMA e deve fortalecer a atuação da instituição na área de comércio exterior nos próximos anos. Ele destacou também que, mediante acordo de cooperação técnica assinado em 2011 com o MDIC, a autarquia vem intensificando a realização de treinamentos e cursos para formação de agentes de comércio exterior em sua área de atuação. “Também temos contempladas no PNCE outras ações estratégicas da SUFRAMA, tais como a Feira Internacional da Amazônia, as missões de promoção comercial do modelo ZFM e o apoio às empresas exportadoras na área de jurisdição da autarquia”, afirmou Nogueira. “Nossa intenção é contribuir com o Governo Federal e buscar o fortalecimento das atividades de comércio exterior na região. As exportações têm muito potencial para crescimento e poderemos trabalhar isso agora de forma mais efetiva a partir do planejamento estratégico elaborado”, complementou.