Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA, Ministério da Economia e bancada federal do AM alinham entendimento sobre ZFM

Notícias

SUFRAMA, Ministério da Economia e bancada federal do AM alinham entendimento sobre ZFM

Reunião realizada nesta quarta (24) teve o objetivo de alinhar o pensamento entre os parlamentares estaduais e o governo federal sobre a ZFM, bem como discutir propostas de fortalecimento e modernização para a economia do Estado.
por Diego Queiroz publicado: 25/04/2019 16h47 última modificação: 25/04/2019 17h58

Após participar de diversas audiências e reuniões técnicas ao longo dessa quarta-feira (24), em Brasília, para apresentar e discutir modificações favoráveis à Zona Franca de Manaus (ZFM) nas consultas públicas dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) de telefones celulares e de notebooks, netbooks e ultrabooks, o superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, também participou, no final da tarde, de reunião da bancada federal do Amazonas com o ministro da Economia, Paulo Guedes. A reunião teve o objetivo de alinhar o pensamento entre os parlamentares estaduais e o governo federal sobre a ZFM, bem como discutir propostas de fortalecimento e modernização para a economia do Estado.


Após a reunião, o ministro Paulo Guedes disse que a interação com a bancada foi excelente para assegurar, novamente, o comprometimento do governo federal com a manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus e discutir projetos de transformação para o futuro do Amazonas. “Queremos fazer modernizações, mexer em impostos, coisas que vão fazer o Brasil crescer. Nós vamos botar o Brasil para crescer”, projetou. “Existe um compromisso nosso com o Amazonas que é justamente garantir as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus. Esse entendimento é muito claro pra nós. O Amazonas tem uma bancada extraordinariamente qualificada, todos empenhados nesse esforço de modernização do Brasil. Mas sabemos que a região é importante, é forte e tem que manter as vantagens que obteve pela Zona Franca de Manaus. Esse compromisso nosso está assumido”, assegurou.


Também presente na reunião, o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, comentou sobre o andamento da reforma tributária e também procurou ressaltar que o entendimento do governo federal, desde o início, é resguardar as vantagens comparativas e competitivas da Zona Franca de Manaus. “O importante em uma reforma tributária é melhorar o sistema e preservar o que funciona. A ZFM está sendo objeto de estudos para criação de um regime especial que preserve sua competitividade, a característica de vantagem competitiva e comparativa que a região tem. Essa tem sido uma orientação do ministro e do governo, desde o começo. Em nenhum momento se pensou em comprometer qualquer uma das conquistas já obtidas naquela região. Essa tem sido a orientação do ministro que temos seguido religiosamente”, informou.


O superintendente Alfredo Menezes deixou a reunião ainda mais confiante no compromisso do governo federal como um todo para o empreendimento de ações e projetos que estimulem o desenvolvimento da região. “Foi uma reunião muito construtiva, com uma conversa séria sobre diversos pontos importantes para a região. Mais uma vez ficou claro o posicionamento do governo federal quanto à importância da Zona Franca de Manaus para a região e para o País”, disse Menezes.