Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA na RIO+20

Notícias

SUFRAMA na RIO+20

Autarquia disponibiliza agenda de participação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
por Márcio Gallo publicado: 13/06/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 12h03

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) vai participar, entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Como uma das principais instituições representantes do Governo Federal na Região Amazônica, a autarquia buscará estar presente nas discussões que servirão de base para a edição da Carta da Terra, documento que deve contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Chefes de Estado de vários países, além de diversas entidades representativas de todo o mundo, estarão presentes ao evento.

Ao longo da Conferência, que terá como base três locais chave (Riocentro, Parque dos Atletas e Píer Mauá), a SUFRAMA desenvolverá atividades no Pavilhão da Amazônia Brasileira e nos estandes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outros.

A autarquia iniciará suas ações na quarta-feira (13), com exibição de vídeos institucionais do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e também do trabalho realizado em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), com o objetivo de demonstrar como a instituição está engajada com as questões ambientais. Em cada estande mencionado, a SUFRAMA terá uma equipe de técnicos que fará a distribuição de material institucional e estará à disposição para realizar atendimentos com vistas à disseminação de informações sobre o modelo Zona Franca de Manaus.

Na quinta-feira (14), a Superintendência vai participar do “Encontro da Indústria para a Sustentabilidade”, evento promovido pela CNI que contará com discussões sobre a relação das indústrias com o meio-ambiente, com vistas a alcançar o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação ambiental. Entre os dias 15 e 17, a equipe de técnicos da autarquia dará continuidade às ações institucionais previstas nos diversos estandes.

Na segunda-feira (18), o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, convidado pelos organizadores do Pavilhão Brasil na Rio+20, composto por representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX) e Casa Civil, fará a palestra “Tratamento de Resíduos Sólidos no Polo Industrial de Manaus – case de cooperação Japão / Brasil”. O superintendente também vai estar presente no Fórum dos Governadores da Amazônia, onde está programado o lançamento da Carta dos Governadores para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Outros eventos paralelos ocorrerão simultaneamente com a presença de representantes da autarquia, como o Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios.

Na terça-feira (19), ocorrerá a Conferência Internacional do BNDES “Financiando a Economia Verde e o Desenvolvimento Sustentável”, que contará com a presença do superintendente Thomaz Nogueira. Além de participar das discussões da conferência, Nogueira prestigiará a cerimônia de comemoração dos 60 anos do BNDES. No dia 20, o superintendente participará da solenidade oficial de abertura da Conferência Rio+20. Está prevista ainda visita ao estande da Panasonic, com o objetivo de conhecer as novas tecnologias da empresa.

Além das ações institucionais nos diversos estandes e da participação em eventos e fóruns de debate na programação da Rio+20, a SUFRAMA também assumirá papel de protagonismo com a realização de duas palestras, em parceria com o INPA, que terão como foco discussões sobre economia verde e as potenciais parcerias que podem ser desenvolvidas com vistas à disseminação de propostas de economia sustentável. A primeira será realizada no dia 21 de junho, de 11h às 13h, no auditório do estande da CNI, no Píer Mauá, com o tema “SUFRAMA e INPA e as oportunidades de empreendimentos produtivos sustentáveis na Amazônia”. A segunda, com o título “Economia Verde e Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia”, ocorrerá no dia 22 de junho, das 11h30 às 12h45, no auditório do Pavilhão da Amazônia Brasileira, no Parque dos Atletas.

registrado em: , , ,