Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA palestra em evento alusivo ao aniversário de Manaus

Notícias

SUFRAMA palestra em evento alusivo ao aniversário de Manaus

Apresentação do superintendente Appio Tolentino na Faculdade Santa Teresa de Manaus explanou benefícios e oportunidades vigentes para o desenvolvimento da área de abrangência do modelo ZFM
por Márcio Gallo publicado: 22/10/2018 19h15 última modificação: 22/10/2018 19h15

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participou, no dia 20 de outubro, na  Faculdade Santa Teresa de Manaus, da programação do Sábado Cultural da universidade, cujo tema foi "Manaus do passado, presente e futuro", em alusão ao aniversário da cidade, comemorado no dia 24 de outubro. A autarquia foi representada pelo superintendente Appio Tolentino, que palestrou em companhia do ex-secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, e do ex-secretário Municipal de Finanças, Ulisses Tapajós.

Tolentino apresentou ao corpo discente e docente, além de membros da comunidade em geral, a palestra "Zona Franca de Manaus e seus benefícios para o desenvolvimento do Amazonas", com um detalhamento histórico das mudanças ocorridas na região antes e depois da implementação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). O superintendente explanou aos presentes sobre os incentivos federais ofertados na região e administrados pela SUFRAMA, os quais permitem a geração de emprego e renda a milhares de pessoas não apenas nos Estados da Amazônia Ocidental e no Amapá, mas também em todo o País, com a ocupação de postos de trabalho em todas as regiões do Brasil.

"É comprovado que o modelo Zona Franca de Manaus foi uma decisão acertada do governo brasileiro. Não só por permitir a criação de um polo industrial localizado no coração da Amazônia e criar uma alternativa econômica não-predatória que evitou o desmatamento generalizado, em especial no Estado do Amazonas, mas também por integrar a região à economia nacional, permitindo que empresas se instalassem na Amazônia, gerassem mão de obra e renda e produtos de qualidade para abastecer, especialmente, o mercado nacional. Sem esquecer, também, das divisas geradas ao País, fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade", destacou Appio Tolentino.

A apresentação da SUFRAMA ainda demonstrou como e quais os incentivos praticados na ZFM, de que forma os Processos Produtivos Básicos (PPBs) regem a produção das indústrias incentivadas e quais as especificidades das Áreas de Livre Comércio (ALCs), em especial com a implementação do programa Zona Franca Verde (ZFV), cujo objetivo é promover a industrialização destas áreas fronteiriças a partir da utilização de matérias primas regionais.

registrado em: , , ,