Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participa da inauguração do Núcleo de Inovação Natura Amazônia

Notícias

SUFRAMA participa da inauguração do Núcleo de Inovação Natura Amazônia

O evento foi prestigiado por autoridades do sistema de Ciência e Tecnologia do Estado, bem como representantes de órgãos governamentais, empresários e pesquisadores, entre outros.
por Diego Queiroz publicado: 16/08/2012 00h00 última modificação: 14/03/2016 17h36

O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, José Nagib, acompanhado de profissionais do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), participou nesta quinta-feira (16) da cerimônia de inauguração do Núcleo de Inovação da empresa Natura Cosméticos na Amazônia (Nina). O evento foi prestigiado por autoridades do sistema de Ciência e Tecnologia do Estado, bem como representantes de órgãos governamentais, empresários e pesquisadores, entre outros.

O Nina terá o objetivo principal de servir como espaço de conexão e interação entre a Natura e seus parceiros na região, visando a construir conjuntamente projetos científicos, tecnológicos e inovadores com base nas potencialidades da biodiversidade regional. Entre os parceiros da empresa já formalizados e lembrados nominalmente durante o evento, foram citados a SUFRAMA (CBA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

De acordo com o superintendente adjunto da SUFRAMA, José Nagib, a autarquia estreitou recentemente seu relacionamento com a Natura Cosméticos ao assinar um protocolo de intenções para desenvolver projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, tendo o CBA envolvimento direto nessa proposta. Ele afirmou ainda que o acordo com a Natura permitirá à SUFRAMA continuar praticando aquilo que é uma de suas funções – apoiar, ordenar e garantir a implementação de projetos na área de P&D em toda a Amazônia Ocidental. “Ao se fazer presente no lançamento do núcleo da empresa, a SUFRAMA traz uma mensagem de fortalecimento, crescimento e parceria para geração de novas tecnologias que possam contribuir com o desenvolvimento da região”, disse Nagib.

Executivos da Natura que discursaram durante a cerimônia disseram acreditar que o lançamento do núcleo representa um passo pequeno, mas simbólico e importante da empresa no sentido de aumentar sua presença na região e construir novas relações e valores para serem compartilhados com toda a sociedade amazônica. Outro ponto ressaltado foi a possibilidade de transformar diferenciais comparativos da região em diferenciais competitivos a partir principalmente de investimentos na formação de capital humano.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, Odenildo Sena, que na ocasião representou o governador Omar Aziz, afirmou que a Natura é muito bem-vinda ao Estado e que chega em um momento oportuno, em que o Amazonas se faz presente firmemente no mapa nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A aproximação entre o setor produtivo e a academia é um movimento que se alastra hoje pelo país e vejo isso como positivo. A nossa expectativa é que, além propriamente do núcleo da empresa instalado, também possamos ter como conseqüência desse trabalho a oportunidade de agregar valor às nossas matérias-primas, para que elas sejam utilizadas não apenas em seu estado bruto, mas sim de uma forma que possa gerar amplo valor para todos os amazônidas”, disse Sena.

registrado em: , ,