Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suframa participa da Semana Florestal da Ufam

Notícias

Suframa participa da Semana Florestal da Ufam

Autarquia compôs a mesa-redonda "O depois da Zona Franca de Manaus", na qual apresentou, dentre outros tópicos, os desafios superados ao longo dos últimos 52 anos.
por Diego Queiroz publicado: 14/11/2019 16h03 última modificação: 14/11/2019 18h18

O economista da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Jessé Rodrigues, participou nesta quinta-feira (14), no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da mesa-redonda "O depois da Zona Franca de Manaus". O evento ocorreu no último dia de programação da "Semana Florestal", que está sendo promovida pelo Departamento de Ciências Florestais da universidade desde terça-feira (12).

Na ocasião, após ouvir as ideias defendidas acerca do tema por professores, pesquisadores e profissionais de órgãos como Ufam, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Rodrigues apresentou palestra sobre a história da Suframa e sobre a evolução do modelo Zona Franca de Manaus, contextualizando os desafios superados ao longo dos últimos 52 anos com potenciais oportunidades de desenvolvimento econômico e sustentável para a região. Ele destacou, especialmente, as ações desempenhadas pela atual gestão da Suframa que visam à estruturação e efetivação de vetores econômicos complementares ao modelo ZFM, como bioeconomia, mineração e turismo, entre outros.

Ao final do evento, os participantes da mesa-redonda travaram um breve debate sobre as ideias apresentadas e responderam às perguntas feitas pelos aproximadamente 40 universitários presentes ao auditório.

Semana
Promovida pelo Departamento de Ciências Florestais da Ufam, a Semana Florestal tem como tema "O setor florestal na atualidade - um contexto político, econômico e socioambiental" e busca comemorar os 32 anos da fundação do curso de Engenharia Florestal da universidade. Ao longo de três dias, o evento contou com uma série de palestras, mesa-redondas, debates, conferências e apresentações artísticas, entre outras atividades.