Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participa de congresso sobre biotecnologia

Notícias

SUFRAMA participa de congresso sobre biotecnologia

Evento ocorre no Inpa e será realizado até quinta (20). Estudos e experiências nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia e neurociências, entre outras, estão sendo compartilhados
por Enock Nascimento publicado: 17/10/2016 17h21 última modificação: 17/10/2016 17h21

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, participou na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da cerimônia de abertura do Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica. O evento, que vai até quinta-feira (20), tem como objetivo compartilhar experiências nas áreas de biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia e neurociências, bem como estudos e pesquisas sobre o câncer e células-tronco humanas.

Rebecca Garcia elogiou a realização do evento e sua ênfase na aproximação da academia com a indústria. “Precisamos tirar o conhecimento da prateleira e transformá-lo em produtos para serem consumidos no mercado internacional. Precisamos ser mais competitivos no aproveitamento daquilo que só nós temos: a fauna e a flora amazônica”, explicou.

A superintendente também ressaltou a importância da viabilização de produtos a partir da biodiversidade amazônica para o futuro da região. “Tenho lido sobre a Quarta Revolução Industrial e uma das provocações diz respeito à seguinte pergunta: ‘Por que a Quarta Revolução Industrial no Brasil não pode ser a agroindústria?’ Acredito que o futuro da Região Norte, especialmente, vem da agroindústria e penso que a SUFRAMA tem um papel central nisso com a Zona Franca Verde (ZFV), por se tratar de um projeto que potencializa a produção de produtos com preponderância de matéria-prima regional”, destacou.

Evento

O congresso é uma parceria entre o Inpa, o Instituto Nanocell e a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC). O evento reúne especialistas de seis áreas distintas da ciência e conta também com a participação de empresas de biotecnologia que desenvolveram tecnologias próprias e já em aplicação no mercado.

De acordo com o pesquisador e diretor do Inpa, Luiz Renato de França, além de reunir grandes nomes das ciências e empresas de biotecnologia totalmente nacionais, o congresso também abordará os últimos avanços da ciência e da tecnologia no estudo dos aspectos moleculares e da sinalização celular, que vão desde organismos unicelulares aos multicelulares. “Também tentaremos concretizar a criação de um novo curso de pós-graduação na área de Farmacologia e Terapêutica Experimental para a Região Norte e que envolverá, dentre outros aspectos, a nanotecnologia e a biotecnologia”, frisou.

Programação

Na quarta-feira (19), a partir das 9h, o evento contará com um debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos palestrantes será o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira, que discorrerá sobre Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) na Amazônia.