Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participa de lançamento de Programa de Qualificação para Exportação no Amazonas

Notícias

SUFRAMA participa de lançamento de Programa de Qualificação para Exportação no Amazonas

O Peiex busca preparar as empresas, especialmente as pequenas e médias, para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de maneira planejada e segura.
por Layana Rios publicado: 25/08/2017 13h49 última modificação: 25/08/2017 14h52

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participou, nessa terça-feira (15), do lançamento do núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Amazonas. A cerimônia de lançamento, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), teve a mesa de autoridades composta pelo gestor de projetos da Apex-Brasil, Paulo Silva, pelo coordenador do Peiex na região Nordeste e no Amazonas, Rafael Porto de Freitas, pela coordenadora do núcleo Peiex no Amazonas, Olinda Marinho, pelo vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, pelo presidente da UniNorte Laureate, Marcelo Medeiros, e pelo reitor da instituição, Antônio Geraldo Harb. A SUFRAMA foi representada na solenidade pelo coordenador geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Ivan Zambrano, e pelo técnico da Coordenação Geral de Comércio Exterior, Arthur Lisboa.

O Peiex busca preparar as empresas, especialmente as pequenas e médias, para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de maneira planejada e segura. Para isso, é realizado um diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias na empresa, além de oficinas de capacitação em exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos e plano de negócios internacional, entre outros pontos.

Iniciativa da Apex-Brasil, O Peiex será implementado no Amazonas em parceria com o Centro Universitário do Norte (UniNorte Laureate). A expectativa é que o núcleo do Amazonas atenda, até janeiro de 2019, 146 empresas de produtos da biodiversidade, Tecnologia da Informação, biotecnologia, alimentos e bebidas, cosméticos e madeira e móveis.

Após o lançamento oficial, o comitê consultivo do Peiex, composto por Apex-Brasil, UniNorte, Sebrae, SUFRAMA e Centro Internacional de Negócios (CIN), realizou a primeira reunião para alinhar as próximas ações do Programa. Uma das ações previstas é um encontro entre empresas potenciais exportadoras atendidas pelo Peiex e trading companies nacionais, programado para o dia 8 de novembro, na sede da Fieam.

Visita
À tarde, o gestor de projetos da Apex-Brasil, Paulo Silva, o coordenador do Peiex na região Nordeste e no Amazonas, Rafael Porto de Freitas, a coordenadora do Núcleo Peiex no Amazonas, Olinda Marinho, e a integrante do Núcleo Peiex no Amazonas, Rosana Trilha, realizaram uma visita técnica à sede da SUFRAMA, durante qual o coordenador Ivan Zambrano apresentou as atribuições e algumas ações que estão sendo realizadas na Coordenação Geral de Comércio Exterior. "A SUFRAMA está passando por um momento de restruturação do planejamento estratégico. Estamos trabalhando para estreitar o relacionamento com a Apex-Brasil. No último dia 4, inclusive, tivemos uma reunião em Brasília com equipe do órgão, na qual iniciamos uma cooperação de informações para atuarmos de forma alinhada nas ações de comércio exterior”, informou.

Zambrano ressaltou, ainda, que a Coordenação está formatando um balcão de atendimento ao empresário exportador dentro da SUFRAMA, que funcionará como local multiplicador das ações e dos programas da Apex. “Precisamos trabalhar em uma metodologia comum compartilhada para direcionar os potenciais exportadores”, observou. “Também estamos no processo de aquisição da assinatura de um sistema informatizado de inteligência de mercados para planejar nossas ações de uma forma mais assertiva e direcioná-las onde nós realmente tivermos potencial de atuar”, complementou.

A equipe da Apex-Brasil e do Peiex agradeceu a recepção e se colocou à disposição para disponibilizar os materiais que forem necessários para subsidiar o atendimento no balcão da SUFRAMA. O coordenador Ivan Zambrano, por sua vez, ofereceu a estrutura da SUFRAMA para futuras reuniões ou treinamentos do Peiex.

registrado em: , ,