Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participa de novo seminário para operacionalização da Zona Franca Verde de Macapá e Santana

Notícias

SUFRAMA participa de novo seminário para operacionalização da Zona Franca Verde de Macapá e Santana

Evento teve por objetivo dar continuidade ao processo de implantação do projeto Zona Franca Verde (ZFV) na Amazônia.
por Diego Queiroz publicado: 15/03/2016 16h55 última modificação: 15/03/2016 18h06

Com vistas a dar continuidade ao processo de implantação do projeto Zona Franca Verde (ZFV) na Amazônia, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), por meio das Coordenações-Gerais de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Desenvolvimento Regional (CGDER) e Análise de Projetos Industriais (CGPRI), participou nesta terça-feira (15), em Macapá (AP), do seminário "Zona Franca Verde – Desafios e Oportunidades". Organizado em parceria com o Governo do Estado do Amapá, o seminário teve o objetivo de esclarecer aspectos técnicos fundamentais relacionados à operacionalização das Zonas Francas Verdes, bem como possibilitar nova oportunidade de interação entre agentes políticos, empreendedores e técnicos governamentais interessados na efetiva implantação das ZFVs.

A solenidade de abertura do evento foi prestigiada pelo governador do Amapá, Waldez Goes; pela vice-governadora do Acre, Nazareth Lambert; pelo prefeito do município de Santana (AP), Robson Rocha; pelo deputado federal Roberto Goes (AP); pela deputada estadual Edna Auzier (AP); e pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AP, Mateus Silva, entre outras autoridades. A plateia, por sua vez, foi composta por mais de 300 pessoas, incluindo empreendedores, técnicos governamentais e representantes de entidades de classe.

De acordo com a coordenadora-geral da Cogec, Ana Maria Souza, o seminário foi bem-sucedido em seu propósito, uma vez que possibilitou apresentar o marco legal da Zona Franca Verde na Área de Livre Comércio de Macapá/Santana como instrumento dinamizador da atividade econômica, visando, em especial, à industrialização de produtos a partir da utilização de matéria-prima regional. "Os principais pontos ressaltados nas apresentações foram as ações estratégicas de operacionalização em Macapá e Santana e as metodologias a serem utilizadas para apresentação e análise de projetos relacionados aos benefícios das ZFVs", disse Ana Maria. Ela também destacou que, além das palestras ocorridas durante a manhã, foram realizados, na parte da tarde, encontros entre técnicos da SUFRAMA e empreendedores locais e também uma nova apresentação – esta voltada a agentes públicos amapaenses – com foco em projetos de desenvolvimento regional a partir de convênios para estruturação de cadeias produtivas na ZFV.

Outro fato ressaltado pela coordenadora da SUFRAMA foi o lançamento oficial da “Cartilha da Zona Franca Verde”, documento que reúne as principais informações e normativas relacionadas ao tema e já está disponível em link específico no portal da SUFRAMA (www.suframa.gov.br).

Treinamento para servidores
Nesta quarta-feira (16), será a vez de servidores da SUFRAMA atuantes na Área de Livre Comércio de Macapá/Santana darem continuidade ao processo interno de capacitação visando à operacionalização das Zonas Francas Verdes. Os técnicos da Cogec, CGDER e CGPRI realizarão oficina para mais de vinte funcionários locais com o objetivo de repassar orientações sobre as diretrizes da Resolução do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) nº 001/2016; os procedimentos de submissão de projetos e entrega de documentos; questões acerca da análise e acompanhamento de projetos; e formas de avaliação dos impactos da Zona Franca Verde, entre outros temas.

registrado em: , , ,