Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participa de projeto estatístico do IBGE

Notícias

SUFRAMA participa de projeto estatístico do IBGE

Estudo baseia políticas de desenvolvimento com informações precisas sobre a realidade dos segmentos industrial, comercial, de serviços e de construção.
por Márcio Gallo publicado: 28/05/2015 19h02 última modificação: 02/02/2016 13h37

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), representada por técnicos da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (COGEC), participou, na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do lançamento das Pesquisas Econômicas 2015 no Amazonas, projeto estatístico anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) realizado em âmbito nacional.

O estudo, feito em parceria com a SUFRAMA e a Fieam, objetiva, dentre outras iniciativas, basear políticas de desenvolvimento com informações precisas sobre a realidade dos segmentos industrial, comercial, de serviços e de construção, todos contemplados na pesquisa do Instituto. Os dados apurados junto às empresas também servem de base para compor o Sistema Estatístico Nacional, em especial o Sistema de Contas Nacionais – SCN, responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) regional e nacional. Desta forma, pode-se identificar a participação do Amazonas na geração de riquezas no País.

Segundo o gerente nacional da Pesquisa Industrial Anual, Jurandir Carlos de Oliveira, as Pesquisas Econômicas 2015 utilizam dados do ano base 2014, e a coleta de dados começou no dia 4 de maio. “Estaremos visitando 280 mil empresas no Brasil, sendo cerca de 4700 no Amazonas, incluindo as empresas industriais, comerciais, de serviços e de construção que foram selecionadas para participar da nossa pesquisa”, afirmou Oliveira. O lançamento realizado nesta quinta tem como foco “chamar os principais informantes das nossas pesquisas econômicas, em especial as empresas do setor industrial, para colaborarem mais uma vez no preenchimento das informações da pesquisa realizada pelo IBGE”, completou.

O coordenador substituto da COGEC/SUFRAMA, Renato Freitas, destacou a importância da parceria que a autarquia mantém com os demais envolvidos neste projeto na região na formulação de pesquisas econômicas para o desenvolvimento regional. “A SUFRAMA tem mantido uma parceria muito estreita com o IBGE e a Fieam no sentido de municiar esses órgãos com estatísticas oficiais que possam atender ao planejamento tanto econômico quanto social dessa grande área de responsabilidade da SUFRAMA que é a Amazônia Ocidental. Essas pesquisas econômicas retratam, da forma mais fiel possível, a condição e a realidade da economia e da sociedade da região”, disse Freitas.

Nelson Azevedo, vice-presidente da Fieam, comentou que “as informações advindas do IBGE e da SUFRAMA fazem com que a iniciativa privada e a pública tenham dados indicadores mais confiáveis para traçar seus planejamentos, e isso tem uma contribuição muito grande. É hora de usarmos esses números que serão apurados para podermos entender o perfil do comportamento da economia brasileira como um todo”.

O evento
Durante a apresentação realizada a representantes industriais e comerciais, o gerente nacional da Pesquisa Industrial Anual, Jurandir de Oliveira, explicou a metodologia utilizada para coleta e compilação dos dados dos segmentos estudados. Ele ainda apresentou os números referentes à pesquisa realizada com dados do ano base 2012, exemplificando o formato a ser utilizado nas pesquisas que serão desenvolvidas ao longo deste ano.

registrado em: , , ,