Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participa de reunião em Brasília com órgãos intervenientes no comércio exterior

Notícias

SUFRAMA participa de reunião em Brasília com órgãos intervenientes no comércio exterior

Encontro teve como objetivo principal apresentar o estágio atual do Programa Portal Único de Comércio Exterior.
publicado: 02/02/2017 14h50 última modificação: 02/02/2017 17h01

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, participou na manhã desta quinta-feira (2), no edifício do Ministério da Fazenda, em Brasília, da Reunião da Comissão Gestora do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e Dirigentes dos Órgãos Intervenientes no Comércio Exterior. A reunião teve como objetivo principal apresentar o estágio atual do Programa Portal Único de Comércio Exterior, bem como revalidar os resultados esperados e os próximos passos a serem dados, tendo em vista, principalmente, a necessidade de reforçar o engajamento dos órgãos atuantes nesta área.

A abertura do evento contou com a participação de dirigentes do Ministério da Fazenda, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Casa Civil da Presidência da República. A superintendente esteve acompanhada na ocasião pelo superintendente adjunto de Projetos, em exercício, José Lopo, pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza, e pelo coordenador geral de Representação Institucional da autarquia em Brasília, Marlênio Ferreira.

Durante a reunião, além das explanações sobre o Programa Portal Único de Comércio Exterior, foram apresentados também os estágios de implementação dos projetos "Nova Exportação" e "Nova Importação", ambos operacionalizados pela Receita Federal do Brasil, e as próximas ações a serem desempenhadas pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), órgão específico singular do MDIC.

De acordo com a superintendente Rebecca Garcia, a participação na SUFRAMA no evento foi de grande importância, uma vez que foram repassadas orientações atualizadas sobre procedimentos e atividades relacionadas aos órgãos brasileiros intervenientes no comércio exterior. "Percebemos que há uma preocupação crescente com a simplificação de procedimentos e a implementação centralizada de normas, obrigações e controles relativos às operações de comércio exterior por meio do Portal Único Siscomex. Isso é positivo e vai ao encontro do que a SUFRAMA tem buscado, que é a desburocratização e a simplificação de procedimentos com vistas a ser cada vez mais eficiente e produtiva no atendimento e na prestação de seus serviços", ressaltou Rebecca.