Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA participará de congresso internacional sobre Amazônia

Notícias

SUFRAMA participará de congresso internacional sobre Amazônia

O objetivo do evento é fomentar o debate para a busca de novas abordagens e soluções para as demandas econômicas da região amazônica.
por Layana Rios publicado: 02/09/2016 14h35 última modificação: 02/09/2016 15h29

A superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, é uma das palestrantes confirmadas no 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e tem como tema “Amazônia Brasileira e Pan-Amazônia: riqueza, diversidade e desenvolvimento humano”.

O objetivo do evento é fomentar o debate para a busca de novas abordagens e soluções para as demandas econômicas da região amazônica, em conexão com os demais países que a integram, visando a perspectivas mais duradouras na direção da sustentabilidade e do desenvolvimento. Entre os temas a serem abordados durante os dois de congresso estão o desenvolvimento da Amazônia e a soberania nacional; o futuro climático na Amazônia; a desindustrialização e a industrialização no Brasil e as implicações para a Amazônia; potenciais hídricos; futuro energético; financiamento e desenvolvimento regional; biotecnologia, direito ambiental e questão fundiária; recursos minerais; e cultura e turismo, entre outros.

Esta será a primeira vez que o congresso ocorrerá fora do Rio de Janeiro, cidade onde está localizado o Centro Internacional Celso Furtado. O evento é público e gratuito. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2016. A programação completa também está disponível no site da inscrição.

A superintendente Rebecca Garcia participará da programação do Congresso no dia 16, às 10h40, com palestra na mesa redonda “Cadeias globais de valor, áreas econômicas especiais e inserção da Amazônia”. Na ocasião, serão debatidas as possibilidades de inserção da produção amazônica nas grandes cadeias internacionais de valor e as possibilidades das áreas econômicas especiais como estratégia de desenvolvimento da Amazônia.

Também participarão da mesa redonda especialistas como Fernando Sarti, professor e diretor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT); e Jean Marc Siroen, professor de Ciências Econômicas da Université Paris-Dauphine.