Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suframa prestigia lançamento do portal Observatur-UEA

Notícias

Suframa prestigia lançamento do portal Observatur-UEA

O portal, sitiado no endereço eletrônico observatur.uea.edu.br, representa uma plataforma digital de acesso público e gratuito que disponibilizará informações estratégicas das atividades e dos projetos turísticos do Estado do Amazonas.
por Diego Queiroz publicado: 04/11/2019 16h50 última modificação: 04/11/2019 19h13

Representada pelo superintendente adjunto de Operações, Luciano Tavares, e pela técnica da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Rosângela Alanis, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou nesta segunda-feira (4), no prédio da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do evento de lançamento do portal do Observatório do Turismo da UEA (Observatur-UEA).

O portal, sitiado no endereço eletrônico observatur.uea.edu.br, representa uma plataforma digital de acesso público e gratuito que disponibilizará informações estratégicas das atividades e dos projetos turísticos do Estado do Amazonas, buscando tornar-se, assim, instrumento efetivo para nortear o planejamento e a elaboração de políticas públicas para o segmento. A Suframa é uma das entidades públicas, privadas e da sociedade civil que, por meio de acordo de cooperação técnica com a UEA, integram a Rede do Observatur-UEA.

Durante o evento, o superintendente adjunto Luciano Tavares lembrou a missão da Suframa de fomentar o desenvolvimento regional e ressaltou o compromisso da atual gestão da Autarquia na busca pela consolidação de novas matrizes econômicas complementares ao modelo Zona Franca de Manaus. “Temos atualmente uma missão muito nobre e importante na Suframa, que é a de promover outras atividades que venham trazer desenvolvimento para a região. Essas atividades, como o turismo, certamente irão trazer novos horizontes e novos desafios, e vemos a concretização do portal Observatur-UEA como um avanço muito significativo para o segmento”, disse Tavares. “Neste momento queremos reforçar o apoio que a Suframa tem dado ao projeto do Observatório do Turismo e colocamo-nos à inteira disposição para continuar contribuindo nesse esforço sinérgico com a Uea e com os demais parceiros”, complementou.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou que, com o lançamento do portal, a UEA torna-se a quarta universidade do Brasil – de um total de mais de 500 universidades brasileiras – a implementar a plataforma digital seguindo disposições da Organização Mundial do Turismo (OMT). “Queremos agradecer muitíssimo a todas as pessoas e a todos os órgãos parceiros que apoiam e compõem esse esforço conjunto. Falar de turismo é falar de integração, o que, sem dúvidas, está ocorrendo hoje. Nosso trabalho integrado está atendendo a uma demanda social muito significativa que é a geração de emprego e renda”, afirmou Costa.

Após o pronunciamento das autoridades presentes, a professora do curso de Turismo e coordenadora do Observatur-UEA, Selma Paula Maciel Batista, apresentou o portal e suas diversas funcionalidades, com destaque, principalmente, para a disponibilização de publicações como indicadores socioeconômicos, relatórios, estudos e boletins que incluem dados históricos e análises conjunturais sobre a cadeia produtiva do turismo.

registrado em: , ,