Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA promove I Corrida Pedestre Ruy Lins com grande festa junto à comunidade amazonense

Notícias

SUFRAMA promove I Corrida Pedestre Ruy Lins com grande festa junto à comunidade amazonense

Estimativas da Polícia Militar indicam que cerca de cinco mil pessoas participaram do evento.
publicado: 10/07/2011 00h00 última modificação: 12/04/2016 10h32

Com a participação de aproximadamente cinco mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou, na manhã deste domingo (10), a I Corrida Pedestre Ruy Lins, iniciativa pioneira que, além de visar à promoção da qualidade de vida dos participantes e à maior integração da autarquia com a sociedade civil, teve também o objetivo de prestar homenagem ao ex-superintendente Ruy Lins, um dos grandes administradores da história da SUFRAMA.

A corrida foi organizada em percursos de três, seis e doze quilômetros e dividida em cinco categorias, conforme a faixa etária: juvenil (14 a 17 anos), adulto (18 a 35 anos), veterano (36 a 50 anos), melhor idade (51 anos em diante) e para-atletas (14 anos em diante). Todos os atletas inscritos receberam medalhas pela participação e houve ainda sorteio de brindes como motocicletas, bicicletas e câmeras digitais para os presentes. Aproximadamente duas toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas com a inscrição dos atletas e serão doadas posteriormente às instituições Casa Mamãe Margarida e Lar Batista Janell Doyle.

Autoridades e representantes de entidades parceiras também prestigiaram o evento, dentre os quais o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Nelson Azevedo; o secretário-municipal de Esportes, Fabrício Lima; o gerente administrativo-financeiro da Caloi, André Nogueira; e o gerente da Yamaha, Genoir Perosan.

Segundo a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, a participação da comunidade amazonense foi extremamente positiva e todos ficaram entusiasmados com os resultados obtidos. “Queremos estar cada vez mais próximos da sociedade, dos trabalhadores e das entidades. Toda a equipe da autarquia está mais uma vez de parabéns por todo o esforço empenhado na realização deste evento, que homenageia um grande homem da história da região e serve como oportunidade ideal para lembrarmos e agradecermos pelos grandes feitos da sua gestão, como a viabilização da construção do minicampus da Universidade Federal do Amazonas e a criação da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi)”, disse a superintendente.

Presente à corrida e bastante emocionada, a filha do ex-superintendente Ruy Lins, Ana Paula Pessoa Lins, disse que foi uma alegria muito grande participar do evento e da homenagem prestada ao seu pai. “Estou extremamente emocionada com essa homenagem. Realmente é uma honra estar aqui presente representando ele. Só tenho a agradecer à SUFRAMA, à superintendente Flávia Grosso e à equipe que teve a ideia de colocar o nome do meu pai nesta corrida, envolvendo toda a sociedade amazonense, o Distrito Industrial e tudo o que ele representa para a nossa região”, disse Ana Paula.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Fabrício Lima, a realização da corrida mostra que de uma vez por todas as instituições estão acreditando de maneira concreta no esporte. “É uma maneira de interagir e mostrar que a SUFRAMA, que representa o nosso grande polo industrial, está olhando para o esporte, acreditando e incentivando a sua prática, além de estar proporcionando um domingo agradável como esse para todo mundo”, afirmou Lima.

Para o vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, o ideal é que essa iniciativa fosse abraçada por outras instituições da região. “Parabenizamos a SUFRAMA e os idealizadores do evento, porque sabemos que o esporte une, o esporte é lazer e saúde. Esses eventos têm que estar sempre presentes em qualquer órgão, para que isso possa se transformar cada vez mais em benefício para a população”, disse Azevedo.

A I Corrida Pedestre Ruy Lins foi uma realização da SUFRAMA e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Desporto e Lazer, Instituto Municipal de Trânsito e Fundação Municipal de Cultura e Artes (Manauscult), bem como das empresas Caloi Norte S/A, Garcia Veículos, Moto Honda da Amazônia Ltda, Magistral, Real Vida, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Videolar S/A, Whirlpool S/A, Odontomed, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Dafra, Panasonic, Sony, Nokia, Jabil, Ugagogo Invencionices Tecnológicas e Positivo Informática.

Atletas vencedores
Com o tempo de 8 minutos e 27 segundos, Jackson Costa Mendes foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada. Ele concorreu pela categoria de 3 km adulto masculino. Na categoria feminino de 3 km, a primeira colocada foi Cironildes Santos da Silva, que comemorou bastante a vitória ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 10 minutos e 20 segundos. Na categoria 6 km, a vitória no masculino, classificação adulto, foi de Nilcon Rodrigues dos Santos. “Quero agradecer à SUFRAMA pela iniciativa do evento, foi muito bem organizado”, reconheceu.

Além de atletas profissionais, a I Corrida Pedestre Ruy Lins atraiu grupos independentes de corrida que estão se mobilizando e se fortalecendo com os eventos no Estado. Na corrida de ontem, o grupo Endurance foi representado no pódio por duas atletas nas categorias feminino de 6 km, nas classificações “Veterana” e “Melhor Idade”. Marília Rezende Soares foi a 1ª colocada na veterana. “Foi um sonho e uma superação”, afirmou. Professora de Educação Física e uma das coordenadoras do grupo Endurance, a atleta destacou a importância do evento da SUFRAMA para o fortalecimento dos grupos amadores de corredores como incentivo para o cuidado da saúde e da prática esportiva. A atleta da melhor idade, Marilaine Martins, do mesmo grupo de Soares, garantiu o 1º lugar nos 6 km. “Estou muito contente. O evento foi fantástico e bem organizado”, disse a atleta, que tem experiência em competir em outros Estados como Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo.

Na categoria dos para-atletas, Misael da Silva Cipriano chegou em 1º lugar. O atleta, que é campeão brasileiro paraolímpico e já competiu em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Natal, classificou como “muito boa” a experiência de correr no evento organizado pela SUFRAMA. Outros para-atletas, como deficientes visuais e cadeirantes, também participaram do evento e parabenizaram a iniciativa da SUFRAMA em realizar a disputa. “A organização foi boa do início ao fim”, disse Denilson de Oliveira Barbosa, que disputou em uma cadeira de rodas própria para este tipo de esporte e que já correu em outros eventos como a São Silvestre, em São Paulo.

Além dos atletas já experientes em participar de outros eventos pelo País afora, a corrida em homenagem ao ex-superintendente Ruy Lins reuniu em uma grande confraternização esportiva trabalhadores das fábricas do Distrito Industrial como Sony, Yamaha, Technos e outras além do corpo de colaboradores e servidores da SUFRAMA. José Vital, funcionário da Yamaha, está há 5 meses na empresa e foi incentivado pelos demais colegas a participar da corrida. “Tivemos 60 pessoas da empresa correndo hoje e é por causa delas que eu vim participar. Foi muito bom para a minha primeira vez correndo”, afirmou.

O primeiro representante da SUFRAMA a cruzar a linha de chegada foi o professor de Educação Física, responsável pela ginástica laboral com os funcionários da autarquia, Carlos Araújo. “Foi uma superação, principalmente de eu vir de outro esporte (o professor é atleta de jiu-jítsu) e conseguir chegar numa boa colocação”, destacou. A SUFRAMA esteve representada por colaboradores e servidores de todas as unidades que integram a autarquia, incluindo o gabinete da superintendência geral, superintendências adjuntas e demais coordenações gerais. Algumas, como a coordenação-geral de Recursos Logísticos (CGLOG), organizaram uma camisa própria para que os atletas pudessem ser reconhecidos pela torcida.

Segundo Ana Ilma Pontes, responsável pela coordenação da corrida, esta semana haverá uma reunião de avaliação do evento com a presença da superintendente Flávia Grosso, quando deverá ser estabelecida a data para a próxima edição.

Vencedores:

3 KM
MASCULINO FEMININO
1º JACKSON COSTA MENDES CIRONILDE SANTOS DA SILVA
2º GUSTAVO NICKOLAS PEREIRA JULIANA GUSMÃO RODRIGUES
3º SIDNEY DA SILVA COSTA MARESA DO ESPÍRITO SANTO FERREIRA

6 KM
14 a 17 anos
MASCULINO FEMININO
1º SAYMON BATISTA MOREIRA VITÓRIA VERÔNICA MORAIS SILVA
2º MISAEL GOMES DIAMANTINO ---
3º EMERSON DE SOUZA PRATES ---

18 a 35 anos
MASCULINO FEMININO
1º MARCICLEY DE SOUSA GERUZA ALFAI DE OLIVEIRA
2º LEONARDO MENDES BARBOSA GISELE LOPES CALDERARO
3º JONADABE QUINTELA BARBOSA KEYTIANE DE SOUZA

36 a 50 anos
MASCULINO FEMININO
1º WILLON RODRIGUES DOS SANTOS MARÍLIA REZENDE SOARES
2º ADRIANO MATOS FERNANDES ROSINETE BEZERRA C. DOS SANTOS
3º INÁCIO FIGUEIRA DA SILVA JOSENILDA PALMA PANTOJA

51 a 99 anos
MASCULINO FEMININO
1º JOSÉ CARVALHO DE LIMA MARILAINE MARTINS
2º DEJAIR MONTEIRO DE SOUZA MARIA MARTA DE CASTRO
3º EPITÁCIO CORREIA DE SOUZA SHERRE PRINCE NELSON

12 KM
14 a 17 anos
MASCULINO FEMININO
1º EWERTON RODRIGUES PEREIRA ---
2º MARCUS FELIPE PEREIRA ELEUTERIO ---
3º --- ---

18 a 35 anos
MASCULINO FEMININO
1º JOÃO ROSENYR PEREIRA GAIA MONIKE LIRA PINHEIRO
2º JEAN DE SOUZA PEREIRA FABIANE SOUZA PINHEIRO
3º LUCIO MORAIS DA SILVA ELBERTH CASTRO DE OLIVEIRA

36 a 50 anos
MASCULINO FEMININO
1º ALEXANDRO VIEIRA DA SILVA MARIAL ELIELMA FERREIRA MOTA
2º JOSÉ ISRAEL LIMA DE SALES ADRIANA GUSMÃO BENEVIDES
3º JÚLIO MARQUES DA SILVA VANIA MARIA DE LIMA E SILVA

51 a 99 anos
MASCULINO FEMININO
1º DEJALMA DA LUZ TAVARES MARIA DOS SANTOS LIMA
2º FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS NATANAEL MARTINS DOS SANTOS
3º ROMÃO MACHADO MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

Para-atletas
MASCULINO FEMININO
1º MISAEL DA SILVA SOBRINHO DANIELA SERRÃO DA COSTA
2º ANTÔNIO DE OLIVEIRA HONÓRIO ---
3º FRANCISCO FLÁVIO DE ABRU MORAIS ---

registrado em: ,