Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA promove nova rodada de debates sobre a sistemática de pontos dos PPBs

Notícias

SUFRAMA promove nova rodada de debates sobre a sistemática de pontos dos PPBs

Participaram da reunião, também, representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Federação das Indústrias do Amazonas, Seplancti-AM e Sefaz-AM.
por Márcio Gallo publicado: 03/05/2019 18h14 última modificação: 03/05/2019 19h22

Nesta sexta-feira (3), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) promoveu, na sala das Adjuntas, reunião com representantes das empresas componentistas e de bens finais fabricantes de celulares e computadores portáteis do Polo Industrial de Manaus (PIM). O objetivo do encontro foi discutir as alterações propostas nos Processos Produtivos Básicos (PPBs) da Lei de Informática, que devem passar a ser fixados a partir de uma sistemática baseada em pontos. Participaram da reunião, também, representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti-AM) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM).

Na reunião desta sexta, a SUFRAMA expôs aos presentes detalhes das tratativas com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, que envolvem as discussões sobre as alterações na sistemática dos PPBs. Após levar à Brasília o que foi consensado com representantes industriais em reunião realizada no dia 23 de abril, em Manaus, a SUFRAMA buscou alinhar, com todos os atores do segmento, um entendimento que possibilite uma definição quanto à pontuação necessária dentro desta nova sistemática para os bens de informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), de forma a garantir a competitividade e buscar o equilíbrio da economia nacional. Desta forma, foram definidas, em conjunto, pontuações para a fabricação de celulares e computadores portáteis que serão novamente postas em pauta em reunião com a Sepec.

O superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, disse que "tem buscado atuar, nessa nova fase de trabalho, sempre pensando no Estado como um todo, alinhado a políticas que possam se perpetuar, garantindo o compromisso com aqueles que estão preocupados com o crescimento do Brasil. (...) Estamos abertos a todas as demandas, em especial as que contribuam para o desenvolvimento da região e do País, e temos uma interlocução muito boa com todos os segmentos do governo federal para tratar deste e de diversos assuntos de interesse".

O presidente do Cieam, Wilson Périco, e o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, destacaram o trabalho técnico realizado pela equipe da SUFRAMA - em parceria com as entidades de classe, secretarias de Estado e os representantes industriais - e a união de todos que possibilitou nortear as discussões, com vistas a fortalecer o segmento.

O secretário de Estado de Planejamento, Jorio Veiga Filho, pontuou que "o que se destaca destas reuniões é a contribuição de todos para que se tenha uma posição comum, capitaneada pela SUFRAMA. Devemos manter esta união não apenas para esta discussão, mas como para as outras que virão pela frente, com vistas a gerar propostas únicas para dar força e consistência ao nosso modelo".

Representando os dirigentes das indústrias componentistas, o diretor da Salcomp, Paulo Luisada, agradeceu a todos os envolvidos nas discussões. "Estávamos muito atentos a toda discussão que ocorre há um bom tempo e nos sentimos totalmente representados pela maneira como esse assunto vem sendo conduzido. Posso dizer que estamos mais tranquilos com essa união e toda essa discussão que está ocorrendo", afirmou.

 

registrado em: , , , ,