Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA promove palestras sobre história da ZFM em escolas públicas

Notícias

SUFRAMA promove palestras sobre história da ZFM em escolas públicas

Iniciativa faz parte da programação de comemoração do aniversário de 49 anos da autarquia.
por Layana Rios publicado: 23/02/2016 15h39 última modificação: 24/02/2016 10h47

Dando continuidade à programação de comemoração do seu aniversário de 49 anos, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) iniciou, nesta terça-feira (23), palestras sobre a história do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para alunos da rede estadual de ensino. A primeira escola visitada pela equipe da autarquia foi a Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, localizada no bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

O coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da SUFRAMA, Emmanuel de Aguiar, conduziu a palestra para três turmas do Ensino Médio, reunidas no auditório da escola. O coordenador fez uma retrospectiva desde o ciclo da borracha, e discorreu também sobre a criação do modelo ZFM, com destaque para seu período de auge no comércio, o desenvolvimento da indústria e os principais desafios vivenciados na história do modelo. “A Zona Franca de Manaus criou uma alternativa econômica para uma região logisticamente distante do restante do País a partir dos incentivos fiscais que são dados aos produtos aqui fabricados. Possui uma indústria que substitui importações, abastecendo o mercado brasileiro e que, comprovadamente, ajuda a preservar 98% da floresta do Amazonas, ao concentrar a indústria em uma área específica e não necessitar da exploração dos recursos naturais para o seu desenvolvimento”, explicou.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Karolliny Almeida, 17, disse que a palestra foi muito construtiva para todos os alunos. “É uma forma de conhecermos como se deu a industrialização em Manaus e como começou a ideia de criar a Zona Franca de Manaus. É um aprendizado que vai servir não somente para os vestibulares, mas para a nossa vida toda, pois é muito importante conhecermos a nossa história”, afirmou.

Ao final da palestra, o coordenador da SUFRAMA doou dois livros sobre a história da ZFM à biblioteca da unidade. O gestor da escola, Josué Saraiva, agradeceu a visita da equipe da SUFRAMA e a palestra ministrada aos alunos. “Gostaria de parabenizar a nossa Zona Franca de Manaus por esses 49 anos e ressaltar que ela é fundamental para a nossa economia. Esse sistema foi e ainda é muito importante para a nossa qualidade de vida na região, por isso é fundamental conhecer e valorizar o modelo”, afirmou.

As próximas escolas estaduais a serem visitadas são Ondina de Paula e Tiradentes, nesta quarta-feira (24); e Sant´anna e Estelita Tapajós, na quinta-feira (25). A SUFRAMA completa 49 anos no próximo dia 28, data em que foi publicado o Decreto Lei nº 288, em 1967.