Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA promove treinamentos no Acre focados em projetos industriais e convênios

Notícias

SUFRAMA promove treinamentos no Acre focados em projetos industriais e convênios

O evento, promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), contou com a parceria da Fieac e da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio/AC), além do apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AC).
por Márcio Gallo publicado: 02/06/2016 18h22 última modificação: 06/06/2016 12h02

Durante o segundo dia de treinamentos e capacitações realizados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) no Acre, técnicos da autarquia proferiram palestras focadas, principalmente, na apresentação, análise e acompanhamento de projetos industriais e de convênios firmados pela instituição. O evento, promovido na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), contou com a parceria da Fieac e da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio/AC), além do apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AC).

A primeira etapa das apresentações esteve a cargo do engenheiro Claudino Lobo, da Coordenação Geral de Análise de Projetos Industriais (CGPRI) da autarquia, que abordou detalhes sobre o processo necessário para que empresas apresentem projetos para análise do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), responsável pela aprovação de projetos que podem ser implementados nas Áreas de Livre Comércio.

Devido à importância do assunto, Lobo explicitou o passo a passo necessário para que uma empresa ou consultoria desenvolva um projeto e encaminhe o mesmo à análise técnica da SUFRAMA. “Normalmente, um projeto é analisado em dois dias pelo setor técnico. Não havendo nenhuma correção a ser feita, emite-se um parecer. A partir daí, ele é enviado para verificação dos conselheiros da SUFRAMA que, durante a reunião do CAS, realizada em média a cada dois meses, aprovam ou não o projeto apresentado” observou Lobo.

Convênios
Na segunda etapa das apresentações desta quinta-feira (2), o coordenador geral de Desenvolvimento Regional (CGDER) da SUFRAMA, Vitor Lopes, apresentou diversas informações sobre os convênios que podem ser formalizados junto à autarquia. Fases do processo, plano de trabalho e obrigações dos conveniados foram alguns dos tópicos abordados na ocasião. A temática foi direcionada, principalmente, para casos correlatos ao projeto Zona Franca Verde e ao fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Público
As apresentações realizadas pela SUFRAMA foram voltadas a servidores da autarquia que atuam na Coordenação Regional de Rio Branco (CoreRBR) e profissionais de diversas instituições parceiras no Acre. Para intensificar as ações da SUFRAMA durante a implementação oficial da Zona Franca Verde no Estado, a superintendente Rebecca Garcia participará, nesta sexta-feira (3), do último dia de eventos de capacitação realizados pela autarquia em território acriano.