Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA realiza treinamento sobre Exportação Básica, em Boa Vista

Notícias

SUFRAMA realiza treinamento sobre Exportação Básica, em Boa Vista

O curso é uma ação do Plano Nacional da Cultura Exportadora 2012/2015, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
por Layana Rios publicado: 19/06/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 10h40

Técnicas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizaram treinamento sobre Exportação Básica (EB), nos dias 14 e 15 deste mês, para os alunos do curso de Tecnólogo em Comércio Exterior e Administração da Faculdade Estácio Atual, em Boa Vista, Roraima.

Organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento de Roraima (Seplan/RR), o curso é uma ação do Plano Nacional da Cultura Exportadora 2012/2015, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que possui acordo de cooperação técnica firmado com a SUFRAMA.

Entre os temas, foram abordados a importância do planejamento da exportação com foco em tecnologia de processo e gestão, marcas e patentes, promoção comercial, modalidades de pagamento, tratamento tributário, incentivos fiscais, financiamento, entre outros. O treinamento foi ministrado pelas técnicas Sandra Almeida da Coordenação Geral de Comércio Exterior (COGEX), e Mirlei Guimarães, da Coordenação Geral de Importação e Exportação (CGIEX), com base no material disponibilizado pelo MDIC, dentro do projeto RedeAgentes.

De acordo com Sandra Almeida, o resultado foi positivo. “Obtivemos um público grande de alunos interessados e preparados, que solicitaram, inclusive, que a SUFRAMA possa ser o elo de contato com outras entidades para mais cursos na área do comercio exterior, como por exemplo, a Apex Brasil”, disse.

A equipe da SUFRAMA tem na agenda a execução do treinamento no Amapá, no próximo dia 26, e novamente em Roraima, no mês de agosto, como parte das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora – PNCE a ser lançado oficialmente até o final do mês pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.