Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA reativa posto de atendimento no Aeroporto de Manaus

Notícias

SUFRAMA reativa posto de atendimento no Aeroporto de Manaus

Local deverá processar aproximadamente 35 mil notas fiscais eletrônicas por mês e desembaraçar cerca de 15% do total de mercadorias incentivadas destinadas à ZFM
por Enock Nascimento publicado: 21/09/2016 15h49 última modificação: 21/09/2016 15h55

Com a estimativa de recepcionar e processar aproximadamente 35 mil notas fiscais eletrônicas por mês e desembaraçar cerca de 15% do total de mercadorias incentivadas destinadas à Zona Franca de Manaus (ZFM), o Posto de Atendimento de Mercadoria Nacional da SUFRAMA no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes retomou suas atividades nesta quarta-feira (21). O local funcionará de segunda à sexta-feira das 10h às 16h, na Sala 22 do Terminal de Cargas 1 (Teca I).

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, destacou que a reativação do atendimento no aeroporto era uma reivindicação do setor produtivo. “A reabertura do posto foi um pedido especial feito pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Essa ação se adequa ao planejamento da SUFRAMA de modernizar seus procedimentos de fiscalização e também de aprimorar o atendimento aos usuários dos serviços da autarquia”, observou.

A superintendente ressaltou o empenho dos servidores da SUFRAMA e o auxílio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a reativação do posto. “O escritório da SUFRAMA estava fechado há mais de um ano. Graças ao apoio da Infraero e à dedicação dos servidores, em menos de 30 dias após a solicitação dos empresários conseguimos que o posto voltasse a funcionar, com toda a estrutura necessária”, detalhou.

O evento de reabertura do posto de atendimento da SUFRAMA no Aeroporto Eduardo Gomes foi acompanhado pelo superintendente adjunto de Operações da autarquia, substituto, João Paiva, pelo superintendente adjunto Executivo, substituto, Leonardo Perdiz, pelo gerente de Negócios em Logística de Carga do Eduardo Gomes, Nilson Teixeira, e também por outros técnicos governamentais e empresários.

Primeiro atendimento

A primeira empresa a ser atendida após a reabertura do posto da autarquia no aeroporto foi a Actual Cargo. A empresa, responsável por 40% do total de carga aérea movimentada no Polo Industrial de Manaus (PIM), ingressou com seis manifestos para desembaraçar insumos para diversas empresas do PIM e também mercadorias voltadas ao comércio. Durante o atendimento à Actual Cargo, foram recepcionados e processados 155 Protocolos de Ingresso de Mercadoria Nacional (PIN) e 500 notas fiscais eletrônicas.

“A reativação do atendimento da SUFRAMA no aeroporto representa um grande ganho de tempo e logística e redução de custos. Só hoje ganhei cinco horas. Antes tinha que contratar uma pessoa para ir à sede da SUFRAMA fazer esse processo que agora fiz em um minuto.”, explicou o gerente administrativo da Actual Cargo, João Peixoto.

Peixoto também frisou as vantagens para o incremento de produtividade no PIM. “A reabertura também facilita a vida de nossos clientes. Algumas empresas do PIM, como as fabricantes de CDs e DVDs e outras mídias, recebem insumos pela manhã e à noite já despacham o produto acabado. Ou seja, vai ajudar no aumento da produção das fábricas. Estamos muito satisfeitos com essa reabertura”, salientou Peixoto.

Inicialmente, no posto da autarquia no Eduardo Gomes, está sendo dada preferência de atendimento para as cargas de alimentos perecíveis, animais vivos, medicamentos e insumos industriais do Canal Verde. “A ênfase é facilitar a vida dos nossos usuários buscando também maior transparência, confiabilidade e segurança no processo”, frisou Rebecca Garcia.