Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA recebe visita de empresários de Santa Catarina

Notícias

SUFRAMA recebe visita de empresários de Santa Catarina

Objetivo é conhecer o modus operandi do modelo Zona Franca de Manaus e as oportunidades de negócios na região.
publicado: 20/09/2011 00h00 última modificação: 07/04/2016 10h20

Empresários catarinenses participaram na manhã desta terça-feira (20), de reunião na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) com o objetivo de conhecer o modus operandi do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e as oportunidades de negócios na região. A comitiva é composta por aproximadamente 20 empresários, entre os quais, fabricantes de moldes e matrizes, máquinas, auto-peças, acabamentos e de segmentos, como projeto e desenvolvimento de automação e tratamento térmico e usinagem.

Os empresários foram recebidos pelo superintendente adjunto de Projetos da autarquia, Oldemar Ianck, que fez uma ampla explanação sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), com destaque para os incentivos fiscais e o desempenho do Polo Industrial de Manaus, que de janeiro a julho deste ano, alcançou faturamento de US$ 23.1 bilhões.

Durante o encontro, Oldemar Ianck tratou ainda sobre a atual infraestrutura logística da região e as perspectivas de avanços na área de energia, ressaltando os benefícios a serem gerados com a implantação da linha de transmissão de Tucuruí, com previsão de conclusão para 2012; além do projeto, divulgado recentemente pelo Governo Federal, que visa à instalação de uma megausina termelétrica, com capacidade para 600 megawatts, em Manaus.

O superintendente abordou também os investimentos por parte da autarquia em projetos com foco nas potencialidades regionais em todos os Estados de sua área de atuação (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá). “A intenção é que se crie uma alternativa para o processo de desenvolvimento da Zona Franca de Manaus”, afirmou.

Um dos integrantes da comitiva de empresários, o diretor do sindicato patronal da Indústria Mecânica de Joinville e Região (Sindimec), Marcos Stolf, disse que esta é a segunda vez, em três anos, que a entidade organiza visita de empresários à capital amazonense. Ele avaliou como sendo extremamente positiva a reunião e enfatizou que, diferente do que ocorreu em ocasião anterior, estão tendo a oportunidade de obter informações mais genéricas acerca do contexto econômico do Estado. Stolf fez questão de destacar que “ficou bastante satisfeito com a acessibilidade no trato com a SUFRAMA, diferente do que ocorre com outros órgãos, bem como a eloqüência das explicações fornecidas durante o encontro”. “Após essa reunião, vimos com mais solidez a possibilidade de implantar novos negócios na Zona Franca de Manaus”, disse.