Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA recebe visita de representantes da província argentina da Terra do Fogo

Notícias

SUFRAMA recebe visita de representantes da província argentina da Terra do Fogo

Proposta é montar no futuro uma agenda de trabalho com temas de interesse de ambos os países.
por Layana Rios publicado: 24/08/2016 18h00 última modificação: 24/08/2016 19h13

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, recebeu, nesta quarta-feira (24), na Sala de Reuniões do gabinete da autarquia, o ministro da Indústria da província argentina da Terra do Fogo, Ramiro Carlos Caballero, e o secretário de Indústria, Daniel Ricardo Rimada, para um intercâmbio de informações acerca das zonas francas de Manaus e da Terra do Fogo. A proposta, de acordo com Caballero, é montar no futuro uma agenda de trabalho com temas de interesse de ambos os países. Também participaram da reunião técnicos das coordenações gerais de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), Comunicação Social (CGCOM) e Comércio Exterior (Cogex) da SUFRAMA e do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte (Erenor).

Durante a reunião, o coordenador-geral de Estudos Econômicos e Empresariais, substituto, Patry Boscá, apresentou um breve histórico sobre o modelo Zona Franca de Manaus, abordando os incentivos fiscais concedidos e os principais segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como dados de faturamento, importação de insumos e exportação de bens.

Especificamente sobre a Argentina, Boscá ressaltou que, historicamente, o país é um grande parceiro comercial do Amazonas, oscilando entre a primeira e a segunda posições no ranking de exportações do Estado. “A partir dos valores da média das exportações entre 2014 a 2016, a Argentina ficou em primeiro lugar como destino de exportação, correspondendo a 23% do total exportado pelo Estado do Amazonas”, afirmou.

Boscá também apresentou dados da balança comercial entre Brasil e Argentina do ano de 2015, que fechou com saldo positivo das exportações (US$ 12.8 milhões) ante às importações (US$10.2 milhões). “Basicamente exportamos para a Argentina motocicletas, aparelhos de barbear e aparelhos receptores de sinal de televisão, e importamos trigo, aparelhos de mecanoterapia, polímeros e alguns insumos para produção industrial”, destacou.

A superintendente Rebecca Garcia agradeceu a visita do ministro e do secretário, ressaltando o interesse da SUFRAMA na construção de uma agenda entre as zonas francas. “Vamos discutir internamente de que maneira poderemos fazer uma parceria para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Temos bastante interesse, pois creio que essa parceria fortalecerá tanto a Terra do Fogo quanto a Zona Franca de Manaus”, afirmou.