Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA renova cooperação com o instituto alemão de pesquisa aplicada Fraunhofer

Notícias

SUFRAMA renova cooperação com o instituto alemão de pesquisa aplicada Fraunhofer

Objetivo é fortalecer o sistema científico e tecnológico da região.
publicado: 26/07/2011 00h00 última modificação: 11/04/2016 17h13

De maneira a fortalecer o sistema científico e tecnológico da região, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e o instituto de pesquisa alemão Fraunhofer ENAS (Nanointegração de Sistemas Eletrônicos), uma das maiores organizações mundiais na área de pesquisa aplicada em micro, nanoeletrônica e biomicrotecnologia, firmaram novo termo de cooperação técnica durante reunião na sede da autarquia. A ação está inserida no programa Quadro de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil/Alemanha. Participaram da solenidade de assinatura a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, e o presidente do Fraunhofer ENAS, Prof. Dr. Thomas Gessner.

O acordo tem por principal objetivo definir as regras e compromissos voltados ao estabelecimento de infraestrutura de maneira a contribuir para a promoção e o avanço das atividades do Fraunhofer em Manaus, onde está implantado o único escritório oficial do instituto alemão no Brasil. A iniciativa amplia o termo de cooperação técnica assinado em setembro de 2007 entre as duas instituições, que possibilitou a implantação de uma unidade do centro de pesquisa alemão na capital amazonense voltada a tecnologias de integração de sistemas, encapsulamento, sistemas Micro-Eletro-Mecânicos (MEMs) e aplicações destinadas a telecomunicações.

Desde o início da parceria entre a autarquia e o Fraunhofer, uma das ações de maior destaque está sendo a execução de um projeto sobre doenças tropicais, envolvendo parceiros da Europa, a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e a Fundação Certi. Além disso, propiciou a realização de workshops sobre temas relacionados às demandas tecnológicas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e a produção da revista eletrônica Minapim News, especializada na divulgação de notícias sobre micro e nanotecnologia.

Entre as novas ações idealizadas, pode-se citar o projeto de energia solar, cujo objetivo é suprir demandas de municípios do Estado; e a realização do seminário Minapim, com foco nos temas Micro e Nanotecnologia, um dos destaques da programação da sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que acontece de 26 a 29 de outubro, em Manaus.

Segundo a titular da SUFRAMA, Flávia Grosso, a cooperação técnica entre a autarquia e o Instituto Fraunhofer tem tido resultados extremamente satisfatórios, os quais têm contribuído sobremaneira para o avanço da competência científico/tecnológica na região. “Esperamos o fortalecimento do Fraunhofer e o crescimento de suas ações com uma vertente não só de negócios, mas também na área de capital intelectual, que é de suma importância para a região”, disse Flávia Grosso, que ressaltou os investimentos em capital intelectual promovidos pela autarquia nos últimos anos.

O presidente do Fraunhofer ENAS, Prof. Dr. Thomas Gessner, recorda a avaliação minuciosa que realizaram antes da decisão de atuar na região Amazônica e considera positivos os resultados alcançados por meio da parceria com a SUFRAMA. “É uma oportunidade importante para a geração de conhecimento”, afirmou.

registrado em: , , ,