Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA sedia Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte 2017

Notícias

SUFRAMA sedia Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte 2017

Evento reúne profissionais dos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima, Pará e Tocantins e tem como objetivo apresentar e debater indicadores estratégicos para a análise das economias regionais
por Enock Nascimento publicado: 06/06/2017 18h14 última modificação: 06/06/2017 18h16

Técnicos da SUFRAMA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e das Secretarias de Planejamento dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins estão debatendo temas como metodologias estatísticas, cálculos estimativos e a construção de uma matriz para aferição de dados do setor agropecuário no “Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte de 2017”. O evento de capacitação e aperfeiçoamento iniciou nesta terça-feira (6), na sede da autarquia, e vai até quinta-feira (8).

O superintendente da SUFRAMA, substituto, Marcelo Pereira, participou da abertura do evento e lembrou que a autarquia também sediou o evento no ano anterior. Pereira destacou a parceria entre a Superintendência e o IBGE que tem resultado na busca pelo aprimoramento dos métodos para se identificar a real situação das economias regionais. “SUFRAMA e IBGE sempre têm o desafio de melhorar seus sistemas mesmo enfrentando reduções orçamentárias. Independentemente de quem estiver no comando da autarquia podemos garantir que o IBGE sempre terá aqui as portas abertas. Afinal, trata-se de uma parceria estratégica e com resultados benéficos para a população. Queremos, por exemplo, avançar na construção de indicadores para melhor mensurar dados do Distrito Agropecuário da SUFRAMA e da gestão dos projetos de Pesquisa & Desenvolvimento na região”, ressaltou.

Na programação do evento de três dias, estão previstas as seguintes atividades: apresentação da Metodologia das Contas Trimestrais do Brasil; apresentação da estimativa do volume trimestral do Estado do Pará e do Amazonas; proposta de reunião para unificar metodologia de cálculo de estimativa preliminar; apresentação das informações das atividades agropecuárias disponibilizadas pelas contas regionais visando à construção de uma matriz para a produção agropecuária para os Estados da Região Norte; e apresentação de trabalho utilizando a Nota Fiscal Eletrônica por parte da SUFRAMA. Estão previstas ainda visitas às empresas Moto Honda da Amazônia e Samsung Eletrônica da Amazônia.

Participaram também do evento de abertura a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o gerente de Contas Regionais do IBGE, Frederico Cunha, e o chefe do IBGE no Amazonas, José Ilcleson Coelho.

Contas Regionais

As Contas Regionais compreendem um conjunto de agregados macroeconômicos que possibilitam aos planejadores dos Estados avaliarem a quantificação das riquezas criadas nas economias regionais, traçando as políticas setoriais para o desenvolvimento de cada Estado.

Desde 1999, os resultados das Contas Regionais são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como um dos fatores para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios da Capital (FPM – capital), receita extremamente importante das cidades brasileiras.

registrado em: , , ,