Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SUFRAMA sedia reunião do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Notícias

SUFRAMA sedia reunião do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Para o superintendente adjunto de projetos da SUFRAMA, Oldemar Ianck,"a reunião foi mais um passo no sentido da formação de um pólo de bioindústrias na região".
publicado: 27/03/2009 00h00 última modificação: 01/07/2016 19h02

Representantes do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos reuniram-se na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), para fazer um levantamento real do potencial disponível dos insumos amazônicos, além de debater as necessidades da indústria cosmética.

Segundo o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Artur João Gradim, "existe a necessidade de se estruturar para ver a real disponibilidade dos insumos amazônicos para que a indústria possa decidir apostar mais ou menos na região, ou incrementar essa aposta. As expectativas são boas, sempre existiu a vontade de explorar de maneira sustentável o potencial amazônico", explica Gradim.

Em dezembro de 2007, os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCT) lançaram o Processo Produtivo Básico (PPB) de Perfumaria, Higiene Pessoal e de Cosméticos reformulado. Na ocasião o Governo Federal lançou um PPB mais flexível quanto a utilização dos insumos amazônicos com o objetivo de estimular a implantação de uma bioindústria no Pólo Industrial de Manaus (PIM). No primeiro semestre de 2008, o Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) aprovou novos investimentos no segmento e, desde então, a autarquia vem analisando a capacidade do processo produtivo de atrair novas indústrias para Manaus.

Para o superintendente adjunto de projetos da SUFRAMA, Oldemar Ianck,"a reunião foi mais um passo no sentido da formação de um pólo de bioindústrias na região".

Estiveram presentes na reunião representantes do Governo do Estado do Amazonas, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), da ABIHPEC, do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), da SUFRAMA, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e empresários do setor de cosméticos.